Rfaea
Fazer Instalação Elétrica Obra Nova

Saber os amperes do meu dinjutor.

Fazer Instalação Elétrica Obra Nova

Saber os amperes do meu dinjutor.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Precisa calcular as cargas de cada circuito para determinar o DG e depois definir a carga maxima...

A disposição;

Edivan dos Santos Bastos
HRE Manutenção Industrial (Mauá, São Paulo) HRE Manutenção Industrial - há 6 anos

Então Rafaela, boa tarde espero poder lhe ajudar nesta questão, para vc saber quantos amperes vc tem no seu disjuntor, independente ser for disjuntor de entrada modelo antigo NEMA ou os novos normalmente DIN, a capacidade de ambos está proximo da chave de on /OFF mas acredito que a sua duvida está relacionada a capacidade do disjuntor, para instalações eletrica recomenda-se vc utilizar a norma NBR5410 que irá te orientar na altura das tomadas, disjuntores, resumindo a sua duvida vc deve fazer a potencia do equipamentos tranformar em Whatts dividindo pela tensão em uso é basicamente Amperes = whatts/tensão ai vc pode verificar se o seu disjuntor comporta a capacidade e se a bitola de fio está deacordo também espero ter ajudado

Responder
Anderson Marcolino Arquitetura para assistência Jurídica

Olá Rafaela, o cálculo para saber qual a amperagem para disjuntores é simples. embora sempre aconselhamos que um profissional execute a instalação completa com todos os cálculos necessários. Bem... para saber a amperagem correta dos disjuntores, faça a divisão da potência em Watts pela tensão em Volts. Na prática é assim: Um chuveiro com potência de 7000 Watts, divido pela tensão que usarei (neste caso 220V).... 7000w/220v= 31,81a, assim sendo o disjuntor utilizado deverá ser de 32 amperes. Nossos profissionais estão a disposição para auxiliá-la caso necessário. Estamos sempre a sua disposição.

Responder
Elton Macedo
Elton Macedo (Salvador, Bahia) Elton Macedo - há 6 anos

Bom dia. O dimensionamento de um disjuntor leva em conta 2 cálculos principais: 1 - proteção contra sobre correntes e 2 -proteção contra correntes de curto circuito. Esses cálculos são feitos com base no circuito elétrico em questão, que considera a fiação e os aparelhos que vão ser ligados.

Responder
Arnaldo Nunes
Particular - há 6 anos

os disjuntores mais "antigos" (são chamados de NEMA) possuem o valor gravado no manípulo (local onde vc bota o dedo para ligar e desligar), os mais modernos (chamados DIN) possuem o valor gravado na carcaça, próximo ao manípulo, realmente á difícil para um leigo encontrar estas informações, como existem muitos modelos no mercado, sugiro vc colocar uma foto do seu disjuntor aqui no habitíssimo.

Alexandre Almeida
Bom Tempo Energia Solar (Sorocaba, São Paulo) Bom Tempo Energia Solar - há 6 anos

Olá, Rafaela, os disjuntores possuem indicação de corrente impressas neles, mas caso sua dúvida seja qual capacidade de disjuntor devo usar, a resposta é mais complexa. É necessário fazer um cálculo que leva em conta a soma das correntes dos equipamentos que serão ligadas no circuíto para dimensionar a "bitola" dos fios e por fim a determinação da capacidade do disjuntor

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região