Posso usar um ferro a vapor de 220v em tomadas de 110v?

Posso usar um ferro a vapor de 220v em tomadas de 110v?O ferro irá esquentar normalmente?

Posso usar um ferro a vapor de 220v em tomadas de 110v?

Posso usar um ferro a vapor de 220v em tomadas de 110v?O ferro irá esquentar normalmente?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 1
Alexandre de Medeiros Lemos

Alguém aí falou em meia potência e está errado. Se a tensão de alimentação cai pela metade logo tem-se U1=0,5U2. O consumo de potência tanto em 110 ou 220 do equipamento é o mesmo, ou seja P1=P2. Usando a lei de ohm U1xI1=U2xI2, substituindo temos 0,5xI1=I2, ou seja você está fornecendo apenas metade da corrente elétrica necessária para excitar o eletrodoméstico em plena carga, portanto o eletrodoméstico dissipa RxI^2 ou Rx0,25 que equivale a 25% da sua potência se excitado na tensão correta.

Consumidor proteja-se sabendo os seus direitos e cumprindo seus deveres. Exija o documento do seu engenheiro com a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) recolhida no CREA.

Instituída pela Lei nº 6.496/77, o documento caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre profissionais do Sistema Confea/Crea e contratantes de seus serviços técnicos, além de determinar a responsabilidade profissional. Ela é sua garantia, de que pagas e contratas um serviço justo.

Alexandre

Responder
Joel lopes braga junior
Casarin Serviços Eletricos (Valinhos, São Paulo) Casarin Serviços Eletricos - há 7 anos

verifica o valor de um ferro 127 volts novo, minha dica tambem vc pode comprar um altotransformador 110/220volts levando em consideração a ptencia em watts do ferro existente. caso ja tenha circuito bifasico em sua residencia avalie valor do serviço de troca de tensao da tomada

Responder
Rafael Alves Engenharia
Construtor Engenharia (Nova Friburgo, Rio de Janeiro) Construtor Engenharia - há 7 anos

O correto seria mudar a tomada para 220 v. Em contrapartida compre um transformador de 110 v para 220 v e resolverá seu problema provisoriamente.

Rafael Alves - CONSTRUTOR ENGENHARIA.

Responder
. .
Particular - há 7 anos

Olá Patricia,

O ferro irá perder rendimento, logo não é adequado fazer este tipo de ligação. Conforme mencionado, pelo colega Maurílio Padua, o correto seria trocar o ferro para uso em 110v ou passar a tomada para 220V.

Para maiores informações, entre em contato comigo.

Att

Renan Pirez

Jose Carlos  da Silva Torres Torres

Não vai esquentar Normalmente porque. A Resistência. E o dobro energia

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região