Qual fiação utilizar para meu chuveiro 110 com 5500 watts?

Fiz a pouco tempo minha instalação elétrica e coloquei fio 6mm para chuveiro com disjuntor de 40A, seria compatível ou preciso mudar para o de 10mm. Se não trocar teria problema com incêndio?

Qual fiação utilizar para meu chuveiro 110 com 5500 watts?

Fiz a pouco tempo minha instalação elétrica e coloquei fio 6mm para chuveiro com disjuntor de 40A, seria compatível ou preciso mudar para o de 10mm. Se não trocar teria problema com incêndio?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 2 anos

Põe um fio 10mm e pronto.

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: tem que analisar a distancia do DG até o chuveiro, mas sem essa informação eu colocaria de 10mm

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

André Luiz Monteiro  Mendonça

Todas as respostas estão corretas pelo cálculo primário.

Mas temos que levar em consideração outros fatores além da corrente,taxa de ocupação, queda de tensão . Dentro destes cálculo, temos: disjuntor de 60 ampéres e cabeamento de 16mm.

Responder
Honorato Energy
Honorato Energy (Indaiatuba, São Paulo) Honorato Energy - há 2 anos

Bom o cabo de 6mm² é para uma corrente de 36A no seu caso o correto seria "I=P/V" um chuveiro de 5500W com uma tensão de 127V I=5500/127 ==43,3 aproximadamente então deveria ter um disjuntor de 50A e o cabo de 10mm² outra opção é não mexer na instalação e colocar um chuveiro de no maximo 4700W conforme formula.

Responder
Imperio Solar Soluções em Energia Solar

Oi Deise,

Apenas para posiciona-lo melhor, um conta simples para chegar na amperagem é dividir watts pela tensão, que seria algo como 5500watts/110volts = 50amperes.

Isso é só um dos fatores, para calcular a bitola do cabo/disjuntor. Há outras grandezas ainda a considerar, como distância, interno ou externo, etc.

Considere que cálculos errados/negligenciados, podem causar a você uma grande dor de cabeça, além dos perigos iminentes.

Espero que ajude,

Responder
Arison Sandro Carlos
Global Serviços Elétricos (Barueri, São Paulo) Global Serviços Elétricos - há 2 anos

Bom dia Deise.

Para termos um calculo exato acerca do dimensionamento para seu chuveiro, pensemos assim:

Chuveiro 5.500 whatts dividido pela tensão fornecida pela concessionária monofásica de 127V, ou seja: 5500/127, são exatos 43,30 amperes, porém é preciso levar em consideração alguns fatores, tais como: qualidade dessa tensão, distancia entre o quadro de distribuição e o chuveiro, para lhe fornecer uma ideia exata, como já dissera o nobre companheiro de armas, um mal dimensionamento pode gerar despesas desnecessárias e/ou danos irreparáveis para sua casa e/ou familia.

Sem mais.

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Deise,

O dimensionamento dos cabos e disjuntores levam em consideração uma série de fatores.

Recomendo que solicite a verificação da sua instalação por um eletricista, ele terá condições de apontar as necessidades do seu sistema elétrico para comportar essa instalação de forma segura.

Espero ter ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região