Que fiação usar na rede elétrica?

Olá. Vou fazer a instalação elétrica de minha casa. Porém estou com dúvida sobre quais fios usar. Já sei q nas tomadas da casa sem ser da cozinha vou usar 2,5 branco flexível. Minha dúvida é o fio central,para o chuveiro 127v e para a cozinha que tenho eletrodomésticos e geladeira.

Que fiação usar na rede elétrica?

Olá. Vou fazer a instalação elétrica de minha casa. Porém estou com dúvida sobre quais fios usar. Já sei q nas tomadas da casa sem ser da cozinha vou usar 2,5 branco flexível. Minha dúvida é o fio central,para o chuveiro 127v e para a cozinha que tenho eletrodomésticos e geladeira.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 3 anos

Olá Nycole,

Para ter segurança e economia recomendo que faça um projeto elétrico, nele serão considerados todas as suas necessidades e o projeto será dimensionado para uma instalação segura.

Sem esses cuidados você pode fazer escolhas erradas, gerar sobrecarga nos cabos elétricos e causar acidentes.

Espero ter ajudado.

Responder
Joel Ubiratan Vitorino Pinheiro de Oliveira

Olá Nycole, bom dia, Em instalações elétricas temos alguns critérios para ser levado em consideração para dimensionamento de circuito elétrico, como distâncias, fatores de agrupamento( quantidade de circuito no mesmo eletroduto), queda de tensão, fatores de temperatura, equipamentos com corrente elétrica acima de 10A é necessário circuito individual. cuidado com fabricante de cabos, tem muitas marcas que engana o consumidor.

Responder
Walter Carvalho
Walter C Elétrica (Carapicuíba, São Paulo) Walter C Elétrica - há 3 anos

A norma diz que circuitos de tomada o cabo deve ter NO MÍNIMO 2,5mm. Já para o chuveiro é importante vc calcular a bitola do cabo de acordo com a potência do chuveiro, exemplo de um chuveiro 127v de 5.500 watts. 5500/ 127= 43 amperes logo teria que usar um disjuntor de 50 amperes e cabo de 10 mm

Responder
Acrc Engenharia Projetos e Consultoria
A.c.r.c Engenharia Projetos E Consultoria (Santo André, São Paulo) A.c.r.c Engenharia Projetos E Consultoria - há 3 anos

Bom dia, tudo bem?

Vai depender muito da potência de seu chuveiro. Um exemplo prático:

Chuveiro de 6.500W

Tensão: 127V

I = P/V -> I=6500/127-> I=52A

Cabo de 16 mm.

Recomendo efetuar a troca desta tomada para 220v. Haverá economia de energia e fiação.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Para chuveiro e equipamentos da cozinha, vale a pena fazer circuitos independentes, e deve-se verificar as distancia antes de dimensionar... chuveiro de 6 a 10mm e para os equipamentos de cozinha 6mm

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Agnaldo Sabino
A.h.j. Instalação De Câmera De Seguranç (Cubatão, São Paulo) A.h.j. Instalação De Câmera De Seguranç - há 3 anos

Comprar os fios de qualidade da Sil depende aonde vc vai colocar tipo fios de de fora pra dentro até o dijuntor de 4 milímetros já de dentro de CS aí vc vá separado vai de 2.5 meio as cor padrão tipo vermelho e preto e q a normais perde isso e certo seguir pra melhor segurança da CS fios de qualidade

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região