Qual é o fio e forma correta de instalação de tomada para ligar eletrodomésticos?

Novato na comunidade e zero em elétrica.

Preciso instalar uma tomada 20 ampères para ligar forno elétrico e micro-ondas, ambos 1500 watts. Uma colega me orientou a usar fio 2,5 milímetros e um disjuntor de 25.

Ocorre que demorei para agir, troquei de aparelho, antes fiz backup de arquivo e conversas, o sistema não carregou no atual, perdi o contato dela.

Minha dúvida: é somente um pedaço de fio 2,5 da tomada ao distribuidor da cozinha, caso seja possível usar e substituir a usual já existente na parede da pia da cozinha com interruptor de luz? Ou tenho que puxar uma fiação à parte ligada ao distribuidor ou tenho que trocar a fiação inteira com fio 2,5mm, a partir do quadro interno de força até a referida tomada? Pesquisei a respeito na Internet, isto o Google não explica ou por ignorância na matéria eu não entendi?.

No aguardo, grato pela atenção!

Qual é o fio e forma correta de instalação de tomada para ligar eletrodomésticos?

Novato na comunidade e zero em elétrica.

Preciso instalar uma tomada 20 ampères para ligar forno elétrico e micro-ondas, ambos 1500 watts. Uma colega me orientou a usar fio 2,5 milímetros e um disjuntor de 25.

Ocorre que demorei para agir, troquei de aparelho, antes fiz backup de arquivo e conversas, o sistema não carregou no atual, perdi o contato dela.

Minha dúvida: é somente um pedaço de fio 2,5 da tomada ao distribuidor da cozinha, caso seja possível usar e substituir a usual já existente na parede da pia da cozinha com interruptor de luz? Ou tenho que puxar uma fiação à parte ligada ao distribuidor ou tenho que trocar a fiação inteira com fio 2,5mm, a partir do quadro interno de força até a referida tomada? Pesquisei a respeito na Internet, isto o Google não explica ou por ignorância na matéria eu não entendi?.

No aguardo, grato pela atenção!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Felipe Marques Borsodi
Felipe Eletricista (Anchieta, Espírito Santo) Felipe Eletricista - há 2 anos

Vc não especificou se o forno é 110 ou 220, é necessário uma tomada 20A e 1 disjuntor para cada tomada para te dizer a amperagem e bitola dos fios é necessário saber a distância da tomada até o quadro e a voltagem.

Responder
Dorival I Inácio dos Santos

Seria um cabo 16

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região