Qual tipo de fio devo utilizar para fazer um varal de luz?

Preciso fazer um varal de luz (ou gambiarra) com 100 metros e utilizarei 100 lampadas bolinhas de 15w. Qual tipo de fio devo utilizar?

Qual tipo de fio devo utilizar para fazer um varal de luz?

Preciso fazer um varal de luz (ou gambiarra) com 100 metros e utilizarei 100 lampadas bolinhas de 15w. Qual tipo de fio devo utilizar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

19 Respostas

Eduardo Meneguin

A instalação das com cabo PP 2x4mm2 + proteção, com soquetes para uso ao tempo e o cabo ser preso em um varal de aço para ter resistência mecânica é mais conveniente. No entanto é necessário conhecer a finalidade, talvez um cordão de LEDs com capa para uso ao tempo seria mais adequado. De toda maneira, a ENGECAPS está a disposição para ajudar e não fazemos gambiarras.

Responder
Particular - há 6 anos

R: PP de 2,5mm2

A disposição;

Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 6 anos

Precisa ver por quanto tempo será utilizado. Devido a distância e para que não haja perdas, aconselho utilizar fiação de 4 a 6 mm, além de economizar energia. Embora a soma das lâmpadas é de 1500 W, se utilizar 2,5 haverá perdas devido a distância.

Responder
Décio Kunitake
Dtk Segurança Eletrônica E Automação (Sorocaba, São Paulo) Dtk Segurança Eletrônica E Automação - há 6 anos

Bom dia Maitê! Olha, se este varal for ficar em uma área coberta, pode utilizar fio flexível paralelo 2,5mm. Se for numa área aberta exposto ao tempo ( chuva e sol), o ideal será utilizar cabo PP 2x2,5mm e isolar bem as emendas desse cabo com os cabos das lâmpadas. Espero ter ajudado...

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região