Como indentificar os fios da Instalação elétrica?

No meu relógio está escrito 120V e que só tem 1 fio fase mas na minha tomada tá conectado um fio preto e outro vermelho, é possível que um deles seja o neutro?

Como indentificar os fios da Instalação elétrica?

No meu relógio está escrito 120V e que só tem 1 fio fase mas na minha tomada tá conectado um fio preto e outro vermelho, é possível que um deles seja o neutro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 6
JUAD Pintura, Instalação & Manutenção
JUAD Pinturas, Instalações e Manutenções (Suzano, São Paulo) JUAD Pinturas, Instalações e Manutenções - há 10 meses

o relógio está 120 volt com certeza na tomada só tem uma fase o outro tem que ser neutro. identifica qual dos fios é o neutro e qual é a fase.o padrão abnt, a fase é o preto, mas somente com um teste para se ter certeza.

Bom dia! Ótima semana a todos.

Responder
Nilton Da Silva Bispo

Boa tarde.

Sim! É possível que um deles seja o neutro, mas pra ter certeza é bom utilizar um multímetro, ou alicate amperímetro para identificar corretamente.

Lembre-se de utilizar os EPIs necessários, e caso não saiba o que fazer procure ajuda de um eletricista profissional.

Luiz Henrique Ferreira dos Anjos Ferreira dos Anjos

Não sou eletricista, mas como existe sempre essa duvida se as cores dos fios estão dentro do padrão técnico, eu sempre confirmo a voltagem com um multímetro e uso uma chave de fenda que identifica qual dos fios é o neutro e qual é a fase.

Responder
Paulo Sosa
Paulo Sosa - Marido de Aluguel (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Paulo Sosa - Marido de Aluguel - há 10 meses

Bom dia, se for um eletricista que segue o padrão abnt, a fase é o preto, mas somente com um teste para se ter certeza.

Responder
Leon Denies Silva de Araújo
Manutenção E Instalações Elétricas Predial Ou Comercial Etc... (Mogi Mirim, São Paulo) Manutenção E Instalações Elétricas Predial Ou Comercial Etc... - há 10 meses

Bom dia a principio o neutro nesse caso seria o preto por ser uma instalação antiga porque hj o padrão seria o preto ser o fase entendeu, mais no caso aí provavelmente seria vermelho fase e preto neutro ok desejo uma ótima semana pra todos

Renato de Assis Toscano Toscano
Particular - há 10 meses

Se o relógio está 120 volt com certeza na tomada só tem uma fase o outro tem que ser neutro.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região