Frigobar pode dividir tomada?

Um frigobar e um notebook podem dividir a mesma tomada ou filtro de linha? Ambos aparelhos são 127v e 1,2 de amperagem.

Frigobar pode dividir tomada?

Um frigobar e um notebook podem dividir a mesma tomada ou filtro de linha? Ambos aparelhos são 127v e 1,2 de amperagem.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 2
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Lucas,

Internamento ao frigobar existe um motor elétrico.

Uma das características do motor elétrico é ter um elevado valor de corrente elétrica em sua partida.

Quando você liga outros aparelhos ao mesmo circuito ou tomadas que uma geladeira ou frigobar você o está submetendo a esse pico e corrente.

Equipamentos eletrônicos tem maior sensibilidade a este comportamento elétrico, isso poderá queimá-los.

Recomendo que você solicite a um eletricista que avalie a sua instalação, ele terá condições de apontar a melhor forma de alimentar os seus equipamentos elétricos, preservando seu funcionamento.

Espero ter ajudado.

Responder
Carlos Roberto Cardoso de Souza

Olá. Não vejo problema visto que até às fontes genéricas de Notebook tem proteção contra sobrecarga.

Mas para ter uma segurança extra do eletrônico use um filtro de linha.

Responder
Carlos Roberto Cardoso de Souza

Complementando o frigobar conectado ao filtro de linha pode eventualmente acionar sua proteção, deixe só o notebook no filtro de linha. Neste caso uma forma simples seria trocar sua tomada por uma dupla e ligar o frigobar direto nela. É importante verificar se o aterramento está disponível e conectado na tomada e plug.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região