Troca de disjuntor gerou problemas. Como resolver?

Mudei um disjuntor da minha casa e agora toda vez que eu apago a luz a geladeira que está plugada na tomada da luz, desliga. O que pode ser?

Troca de disjuntor gerou problemas. Como resolver?

Mudei um disjuntor da minha casa e agora toda vez que eu apago a luz a geladeira que está plugada na tomada da luz, desliga. O que pode ser?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 1
Elétrica Célio
Elétrica Célio (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Elétrica Célio - há 1 año

Olá Lasmym, sinceramente eu acredito que foi feito alguma alteração no ponto de tomada ou no ponto do teto dessa iluminação, o disjuntor não deve ser a causa raiz desse problema, mais a distância é difícil de afirmar categoricamente. O melhor e sempre trabalhar com um profissional capacitado para executar a tarefa, um bom eletricista saberá identificar rapidamente a causa raiz desse problema.

Responder
Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 1 año

Prezada Iasmym,

A solução para o seu problema talvez seja mais simples do que parece: o que você está chamando de disjuntor provavelmente é o interuptor, ou seja, aquele que liga e desliga exclusivamente as lâmpadas. Quando o substituiu, você deve ter visto 4 fios: um deles passa direto e vai para a tomada (vamos chamá-lo de neutro). Há outros dois que estão conectados em um dos lados do interuptor, sendo que um deles vai para a tomada (vamos chamá-los de fase). O último é o que vai para a lâmpada (vamos chamá-lo de retorno). O que aconteceu é que você ligou a fase que vai para a tomada junto com o retorno! Por isso a geladeira só funciona quando você liga as lâmpadas.

O que você deve fazer é, em primeiro lugar, identificar o fio (fase) que vai para a tomada da geladeira. Uma vez identificado, desconecte-o do lado onde está ligado no interruptor e conecte-o no lado oposto.

Como disse, é uma operação simples. Contudo, se você tiver dúvida ou insegura para fazê-la, peça a um eletricista.

Neymard

Responder
João Santos
JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica - há 1 año

Olá, Iasmym!

É preciso individualizar os circuitos conforme sua finalidade. Pela sua descrição podem estar misturados circuito de tomadas em ramificação com circuito de iluminação.

1> Circuito de iluminação para seu respectivo uso

2> Circuito de tomadas que atenda apenas as tomadas

Para uma maior segurança se faz necessário seguir normas técnicas, na área elétrica, ABNT NBR-5410.

Atendimento personalizado focado em ser sempre o melhor suporte,

São Paulo e região, estamos a disposição!

3 fotos
Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 1 año

Olá Iasmyn,

Para resolver o seu problema será preciso avaliar a instalação.

Recomendo que solicite a um eletricista que verifique isso, ele terá condições de apontar as causas do problema e a melhor forma de resolver.

Toda a intervenção deve ser feita por um profissional qualificado.

Isso preserva os seus equipamentos e a segurança das pessoas que utilizam a instalação.

Espero ter ajudado.

Responder
Alex
Reformas E Pinturas (Osasco, São Paulo) Reformas E Pinturas - há 1 año

Olá bom dia.

Com certeza a pessoa jampeou o fase primeiro no interruptor depois alimentou a tomada ,e aí quando você aciona o interruptor ele alimenta a tomada, desligou ele corta a alimentação, fazendo sua tomada trabalhar como uma lâmpada.

Estamos a disposição para ajudar e atender . Obrigado

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região