iluminação de lustres com 3 lampadas

Quero comprar um lustre com três lampadas de 70cm por 40 e não sei se ilumina bem uma sala de star. Preciso por mais iluminação na sala ou esta bom com esse com três lampadas. Minha casa ainda esta sendo construída? Pois não gosto de por em cima da mesa de jantar acho que incomoda.

iluminação de lustres com 3 lampadas

Quero comprar um lustre com três lampadas de 70cm por 40 e não sei se ilumina bem uma sala de star. Preciso por mais iluminação na sala ou esta bom com esse com três lampadas. Minha casa ainda esta sendo construída? Pois não gosto de por em cima da mesa de jantar acho que incomoda.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 8 anos

Luciana, bom dia!!

Entendo que seja duas salas (sala de jantar e sala de estar), sendo assim a sugestão seria duas luminárias, uma para cada ambiente, o que determinará se a sala será bem iluminada ou não é a lampada utilizada, o lustre influencia sim quando há proteções ou acabamento fosco que ficam na frente da lampada, mas não é um fator determinante. Como o Eng. Alvaro disse algumas normas são utilizadas nesse caso, e softwares podem ser tomados como base de um inicio para especificação das lâmpadas. Espero ter ajudado. Mateus -

Responder
Eng. Alvaro Clifford

Prezada Luciana, deve ser verificado a carga conforme NBR 5410 e a iluminância conforme NBR 5413 a qual determina o número de lux mínimo por tipo de ambiente e dentro de critérios de classificação. Existe também um instrumento chamado luxímetro que vai lhe permitir avaliar a iluminância com precisão. Existem softwares simples que fazem uma simulação primária e são muito úteis afim de sanar dúvidas quanto a iluminação. Espero ter ajudado. Se precisar entre em contato.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região