Como detectar defeito na instalação do chuveiro?

Meu pai trocou o chuveiro e depois disso quando ligo o secador de cabelo ele da interferencia na imagem da televisão ... corta a imagem ... foi alguma coisa errada na instação ?

Como detectar defeito na instalação do chuveiro?

Meu pai trocou o chuveiro e depois disso quando ligo o secador de cabelo ele da interferencia na imagem da televisão ... corta a imagem ... foi alguma coisa errada na instação ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Respostas úteis 3
Particular - há 6 anos

R: Provavelmente a fiação está no mesmo conduite ou na mesma rede... chuveiro necessita de fiação dedicada e em conduite independente

A disposição;

Edson
Particular - há 6 anos

Muito bom dia, pelo que pude perceber, foi após a substituição do chuveiro, é preciso verificar se na instalação do chuveiro, não ligaram o aterramento do chuveiro ao neutro e este, passa pelo conduíte onde também passa o cabo de alimentação da TV, ou cabos de antena. Como explicado anteriormente por um colega da área, fiação de antena e chuveiro, deve ser conduzidas, separadamente, espero ter ajudado. Att: Edson SIEC.

Genivaldo Amorim
Amorin Instaladora - Elétrica e Ar Condicionado (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Amorin Instaladora - Elétrica e Ar Condicionado - há 6 anos

Boa noite a varias causas, uma delas pode ser que o chuveiro esteja ligado no mesmo circuito da tomada da geladeira, tem que ser circuitos separados. outro pode ser a bitola do fio que nao e equivalente com a capacidade do novo chuveiro que pode ser de uma potencia maior.

Márcio Araújo Santana
Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) - há 6 anos

Sra. Carolina. O recomendável seria a revisão dos circuitos de chuveiro , iluminação e tomadas , pois provavelmente não estão separados corretamente . Agende uma visita com um profissional eletricista . Espero que tenha sido útil.

Responder
Cláudio Capuani
Capuani Serviços Especializados (Guarulhos, São Paulo) Capuani Serviços Especializados - há 6 anos

Boa noite o que esta havendo com está parte elètrica è que o circuito parece que è antigo e mal destribuido por isso que está dando interferencia da linha do chuveiro para o ruido da televisão motores ligados como secador, liquidificador e etc... todos dão interferencia no aparelho de tv ai o certo seria ver a potencia do chuveiro para ver a dimensão da fiação

Teria que fazer um circuito para as tomadas um para a lampada e um para o chuveiro e para outros etc

Responder
RONALD MARTINS
Particular - há 6 anos

ola boa noite 1 tem que ver oque foi feito, se a pontencia do chuveiro, fiacao,fio terra , o fio do chuveiro tem q ter uma linha exclusiva so pra ele, e um djuntor , tbm ver se tem o aterramento se nao tiver tem que fazer ntudo isso

antonio joaguin
Ad Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Ad Engenharia - há 6 anos

Isso se chama interferência eletromagnética podem estar ocorrendo por que o circuito do chuveiro e do secador de cabelo não estar independente o secador de cabelo e um aparelho combinado isto e tem fator de potencia abaixo de 1 e gera harmônicos na rede que causa estar interferência , isto podem ser verificado por um profissional habilitado.

Responder
Antonio Correia
Ar-Splitsp (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Ar-Splitsp - há 6 anos

Provavelmente o que deve ter ocorrido seria a troca por um chuveiro de maior consumo em Watts isso deve estar gerando retorno na rede por falta de aterramento comprometendo a tensão. Isso e comum de você estiver utilizando a mesma rede. Isole a instalação do chuveiro em um novo circuito com disjuntores apropriados que deve sanar este problema.

Responder
Eduardo Meneguin

A resposta a pergunta é SIM, existe erro na instalação. Por mais simples que seja (ou pareça ser) e no caso é a ligação de 01 chuveiro, deve ser executada com método. Com certeza está com circuitos misturados para aparelhos que deveriam ser independentes. Com Tomadas de uso específico. O Chuveiro (ao redor de 5.000W / 220V) deve ter o seu circuito e o secador de cabelos também (ao redor de 1.500W / 220 ou 127V). Como o televisor tem carga baixa pode ser plugado em uma Tomada de Uso Geral. É sempre necessário lembrar que a instalação de Interruptor Diferencial é obrigatório para circuitos de piso frio e áreas externas.

Responder
José Angelo
Cerioni Engenharia E Serviços (São Vicente, São Paulo) Cerioni Engenharia E Serviços - há 6 anos

Olá Carolina,

A Instalação de chuveiro é simples, mas deve ser observado alguns requisitos básicos, que estão descritos na embalagem do fabricante, que é de:

1 - Dimensionar corretamente a fiação, o disjuntor e a instalação de um DR, todos EXCLUSIVOS para este chuveiro, desde o quadro de distribuição..

2 - Providenciar ponto de aterramento para o chuveiro.

Mas o problema relatado pode ser de mau dimensionamento da entrada de energia ou a ligação de várias tomadas no mesmo circuito elétrico, mas creio que se fizer a separação do chuveiro dos demais equipamentos, através de circuito próprio, este problema se resolverá, no entanto o ideal é chamar um técnico para avaliar as instalações de sua residência.

Responder
Armando Tivo
Radarpro Eletronica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Radarpro Eletronica - há 6 anos

Tudo Bem?

Embora a Instalação / ligação de chuveiro seja simples, existe alguns fatores pouco observados e desconhecidos, pelo não habito de se ler e entender as instruções que o acompanham:

1 - Dimensionar corretamente a fiação e disjuntor DR, EXCLUSIVOS.

2 - Providenciar ponto de aterramento.

Os problemas mencionados seguramente serão solucionados quando destas observações.

Solicite um profissional qualificado.

Valorize sua Vida e a dos Seus.

Tudo de Bom!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região