Como utilizar uma tomada do banheiro que é 110v para ligar no chuveiro 220v ?

Como utilizar uma tomada do banheiro que é 110v para ligar no chuveiro 220v

Como utilizar uma tomada do banheiro que é 110v para ligar no chuveiro 220v ?

Como utilizar uma tomada do banheiro que é 110v para ligar no chuveiro 220v

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

26 Respostas

Respostas úteis 1
Wellington Alves Ribeiro
WR Engenharia (Betim, Minas Gerais) WR Engenharia - há 6 anos

Boa noite Kleber,

O chuveiro é considerado uma TUE (Tomada de uso especifico), o disjuntor e o circuito tem que ser individual e dimensionado para a tensão e potência do chuveiro a ser ligado. Desta forma se vai instalar um chuveiro que não atende a especificação e o calculo feito anteriormente o correto seria você fazer o redimensionamento e a nova instalação do circuito. Se n

Responder
Marcelo Souza
Particular - há 6 anos

Ola sr Cleber. Olha a sua pergunta deixou polêmicas e duvidas em alguns colegas. Mas vamos lá: se vc estiver se referindo ao ponto de derivação específico do chuveiro com uma caixinha 4/2 que algumas pessoas disem ser o ponto de tomada do chuveiro é simples; basta fazer alteração de carga no ponto passando mais um cabo para que possa interligar o aterramento do chuveiro se não ouver fio terra no local, e o cabo que está sendo usado como neutro vc passa a interliga-lo em uma fase dentro do qdc, fasendo assim vc terá duas fases pra produzir 220 v ok. existem regiões no país em que 220 v é fase e neutro ok. Nesse caso vc deve consultar um eletrecista de sua região pra lhe dar informações do que se deve faser pois tem que verificar como esta montado seu quadro de massas (qdc). Lembrando que quanto maior a tensão menor a resistência ok. Digo o disjuntor fica menos amper. Ou vc compra um chuveiro 127 v ok, lembrando que o consumo de 127 v e 220 v em uma residencia é o mesmo ok se estiver dentro das normas de seccionamento e segurança corretos. Mas se vc estiver pensando em faser uma ligação de uma tomada de uso geral conjugada com o chuveiro, nem pense nisso ok. Será uma ganbiarra perigosa. Lembre-se: energia eletrica nos traz muitos beneficios, mas se a uso de forma incorreta pode acarretar prejuisos ou até morte tab. Espero ter ajudado.

Particular - há 6 anos

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua duvida.

R: Aconselho pedir para um eletricista fazer um jump no quadro para transformar sua tomada em 220V, é mais seguro... e gastará menos energia;

Executando construções em estruturas metálicas, que lhe proporcionará agilidade na obra, limpeza, conceitos de sustentabilidade e design diferenciado, o custo da estrutura varia em torno de 300 reais / m2, e a obra acabada gira em torno de R$ 1200,00 / m2;

Executamos orçamentos sem compromisso;

A disposição;

Celso Marconi

110 volts consta de um fio com a tensão 110 e um terra,

220 volts são duas fases de 110 volts. Se a casa tiver duas ou três fases poderá se fazer a tensão 220 volts.

A tomada pode ser usada com as duas tensões, mas normalmente se utiliza cor diferente para identificar a tensão na tomada, como 110 branco e 220 preto. No caso de chuveiro elétrico a fiação deve vir direto do disjuntor até ao chuveiro, evite fazer emendas por causa da amperagem, pode esquentar e pegar fogo.

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 6 anos

Boa tarde Sr. Kleber, eu imagino que o Sr. pretende fazer este serviço são vários os fatores serem averiguado, primeiramente a rede tem que ser no minimo de 4 mm para chuveiros até 5000 Watts, para chuveiro não se utiliza tomada e sim conector de porcelana, os disjuntores tem que ser no máximo de 30 A,

A rede do chuveiro tem que ser independente saindo do quadro do disjuntor até o caixa onde será instalado o chuveiro.

Para que o sr, concretize este serviço com segurança e evitar acidentes e transtornos futuro aconselho contratar um profissional qualificado.

Responder
Paulo Farias
Plena Soluções Em Eletricidade (Niterói, Rio de Janeiro) Plena Soluções Em Eletricidade - há 6 anos

três coisas: Não se deve usar uma fiação de tomada para ligar um chuveiro pois a fiação de tomada é bem mais fina que a do chuveiro, devido ao equipamento que deve ser usado nessa sua tomada usar muuuuuuuuito menos energia... E também o uso de transformadores, além de caro, não é recomendado para esse fim... Por último o circuito de chuveiro precisa ser protegido por disjuntor... recomenda-se a mudança no quadro da fiação e proteção. Existem soluções práticas e baratas até mesmo se o problema for a falta de uma segunda fase para fazer o 220v.

Responder
Eduardo Landim
Eduardo Landim Arq - Consultoria De Legalizações, Licenças E Obras (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Eduardo Landim Arq - Consultoria De Legalizações, Licenças E Obras - há 6 anos

Traga do quadro uma fiação, nascida num disjuntor de 220 no proprio quadro e leve até o chuveiro.

É assim aqui em casa, disfarce a fiação pelo teto, etc. É o mais prático e rápido. Invenção com esse bypass, só se vc aproveitasse o caminho do fio de 110 até o quadro e neste mesmo conduite enviasse a fiação de 4mm ao quadro, com disjuntor de 220v.

Boa sorte.

Responder
Marcelo Souza
Particular - há 6 anos

So pra lembrar de uma norma nbr 5410 de 2004. Ele deveria usar no minimo de dois cabos de 10 mm a mais no conduite ou mangueira. Mas e norma diz que quando se usa mais de tres condutores em um mesmo eletroduto oumenta-se a bitola dos mesmos, aí tambem teria que aumentar a bitola do conduite. Caso isso não é feito provocase-se aquecimento dos cabos ok. Não se sabe se os condutores ja contido na mangueira estão novos ou velhos e mesmo que coloque novos, no inocio não trará danos mas com o decorrer do uso constante por ano acarretará quedas de corrente ou até aumento do consumo de energia e até um imprevisto curto circuito por ressecamento dos cabos.

Fabricio de Souza Machado

Isso é extremamente perigoso e não recomendado ! O correto é você, desde que as instalações estejam dimensionadas corretamente é utilizar CHUVEIRO 110 V para circuito dimensionado para esta finalidade. O que implica em diâmetro de fio e corrente no disjuntor adequadas.

Responder
Wellington Elias Santos
Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. - há 6 anos

Se na sua casa nao rede Bifasica nao tem como voce instalar esse chuveiro nao. A menos que voce compre um transformador de tensao. Mas ai tem que avaliar se vale a pena comprar esse transformador ou comprar logo outro chuveiro. Boa sorte.

Responder
AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Boa tarde Kleber. Não recomendo adaptações. É mais seguro ter um chuveiro com a tensão adequada.

Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim vc terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Dúvidas e curiosidades, pergunte. Estamos aqui para ajudar e mesmo elaborar as suas necessidades.

Se desejar especificação, projeto e indicações de material podem ser efetuados por meio digital (email e/ou ftp) - basta enviar suas fotos, alguns detalhes e pronto. Atuamos constantemente dessa forma em todo território nacional.

Qualificados com CREA e CAU.

Consulte-nos – você irá se surpreender!

AB | Arquitetura Integrada

Responder
Marcos Vinícius Pontes

Não é aconselhável a instalação de transformadores de uso doméstico para essa função.A atitude mais correta e segura se possível, seria mudar a tensão de chegada na tomada do chuveiro de 127 volts para 220volts a partir de um quadro elétrico existente na entrada,normalmente instalado na cozinha ou área de serviço,oque chamamos de conversão de 127V para 220V,caso não seja possível,seria mais aconselhável e prático substituir o chuveiro por um da mesma voltagem atualmente existentes.

Marcos Vinícius Pontes

Não é aconselhável a instalação de transformadores de uso doméstico para essa função.A atitude mais correta e segura se possível, seria mudar a tensão de chegada na tomada do chuveiro de 127 volts para 220volts a partir de um quadro elétrico existente na entrada,normalmente instalado na cozinha ou área de serviço,oque chamamos de conversão de 127V para 220V,caso não seja possível,seria mais aconselhável e prático substituir o chuveiro por um da mesma voltagem atualmente existentes.

Eng. Robson Henrique
2R Projetos E Engenharia (Palhoça, Santa Catarina) 2R Projetos E Engenharia - há 6 anos

Kleber, boa tarde!

É possivel você utilizar um Transformador Conversor de Energia, que altera a tensão de 110v para 220v. Porém o custo gira em torno de R$250,00. E deveria fixar ele em algum local para não molhar. O mais recomendado nesse caso é comprar um Chuveiro com a tensão correta.

Responder
Rodrigo Calixto Neto
Relect - Instalações Elétricas. (São João de Meriti, Rio de Janeiro) Relect - Instalações Elétricas. - há 6 anos

Se o medidor for bifasico ou trifásico, basta mudar o fio neutro, colocar o fio neutro em outra fase, pra isso terá que mudar o disjuntor de mono para bipolar no quadro de distribuição, ou então como o engenheiro Robson disse, colocar um transformador 110v/220v, gerará custo e colocar no lugar seguro, pra molhar e evitar risco elétrico. Rodrigo calixto: eletricista técnico.

Aldir
Asm Serviços Elétricos (Rio de Janeiro Zona Centro, Rio de Janeiro) Asm Serviços Elétricos - há 6 anos

Conforme a situação: se a residência possuir 220v passar um novo circuito. Ou adquirir um chuveiro de 127v. Se por acaso adquirir um trago para passar a tensão para 220v terá que considerar o custo do trago, acomodar o trafo em um local apropriado e também não esquecer que o consumo de energia aumentaria.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região