Como fazer a instalação do chuveiro?

Olá, eu tenho um disjuntor geral na minha instalação de 50A, tenho um chuveiro ele´trico de 6000W/220V. Queria saber como posso ter certeza do quanto tenho utilizado da capacidade máxima do meu quadro, para saber se é possível instalar um outro chuveiro de 6000W sem sobrecarga?

Se eu ligar a casa toda e medir a corrente ou olhar pela fatura o consumo e calcular a corrente, tenho algum resultado plausível?

Como fazer a instalação do chuveiro?

Olá, eu tenho um disjuntor geral na minha instalação de 50A, tenho um chuveiro ele´trico de 6000W/220V. Queria saber como posso ter certeza do quanto tenho utilizado da capacidade máxima do meu quadro, para saber se é possível instalar um outro chuveiro de 6000W sem sobrecarga?

Se eu ligar a casa toda e medir a corrente ou olhar pela fatura o consumo e calcular a corrente, tenho algum resultado plausível?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 3
Iaponam Vieira Correia

Boa tarde. O cálculo é simples, vc soma toda a carga que vc tem (W) é divide por 220v. Cada chuveiro de 6600w dividido por 220v vc vai ter 30A. No seu caso os dois chuveiros funcionando vai consumir 60A. Recomendo vc verificar a bitola do cabo que chega no seu quadro, antes de trocar o seu disjuntor geral por um de maior corrente. Vc pode colocar um disjuntor geral de 63A se o seu cabo de alimentação até o quadro for de no mínimo 10mm.

Responder
Antonio Aparecido
Antonio Eletricista Residencial/predial (Betim, Minas Gerais) Antonio Eletricista Residencial/predial - há 7 meses

Boa tarde,vc tem que fazer um dimensionamento correto,um disjuntor bipolar de 32A, pra cada chuveiro,com cabo de 6mm pra alimentar cada chuveiro,não se esqueça do cabo terra,o ideal e vc contratar um profissional, estamos a disposição, grato

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região