Instalação de ar condicionado grande

Instalação para ar condicionado grande.

Quero instalar um ar condicionado de 30000Btus . meu eletricista disse que tanto o cabo(16mm) quanto o disjuntor (70A) que sai do relógio para a casa, suportam.

Mas tive duas instruções divergentes.

1 Puxar um cabo 6mm e 2 disjuntores de 32A independente, só para esse ar condicionado. rede 220V

2- puxar um cabo - 10mmPP 3 fios e 2 disjuntores de 40 , tambem só p esse ar cond.

Detalhe: na entrada do motor do ar Split ( o que fica lá do lado de fora) já vem um cabo para se fazer a ligação e ele é 6mm , não comporta um pp10/3 fios.

Algúem pode me orientar?

Instalação de ar condicionado grande

Instalação para ar condicionado grande.

Quero instalar um ar condicionado de 30000Btus . meu eletricista disse que tanto o cabo(16mm) quanto o disjuntor (70A) que sai do relógio para a casa, suportam.

Mas tive duas instruções divergentes.

1 Puxar um cabo 6mm e 2 disjuntores de 32A independente, só para esse ar condicionado. rede 220V

2- puxar um cabo - 10mmPP 3 fios e 2 disjuntores de 40 , tambem só p esse ar cond.

Detalhe: na entrada do motor do ar Split ( o que fica lá do lado de fora) já vem um cabo para se fazer a ligação e ele é 6mm , não comporta um pp10/3 fios.

Algúem pode me orientar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Joaquim Merces de Moura
M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação (Campinas, São Paulo) M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação - há 8 anos

Só uma observação no caso 1 - A chave deve ser bipolar de 40A, com a instalação de DR e um DPS no quadro de distribuição, até para que você não perca a garantia do seu equipamento e por ser uma Norma da ABNT.

Responder
Fabrício Ferreira Martins
AMRS Construçoes Elétricas (Bauru, São Paulo) AMRS Construçoes Elétricas - há 8 anos

Bom dia, Eliane!

Seu ar condicionado ele precisa exatamente de 32A. Em função da corrente de pico. Cada bitola de cabo é para determinada corrente e ou funções o fato de ser pp ou singelo depende do caminho que esse cabo vai percorrer e a que distancia que seu ponto de energia esta caso contrário pode haver uma queda de tensão

Responder
Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 8 anos

Provavelmente se o cabo que vem com a máquina é de 6mm, isso é suficiente.

No aparelho deve haver uma etiqueta informando potência e corrente de trabalho.

Com isso especifica o disjuntor.

Lembrando que esse serviço deve ser executado por um profissional qualificado.

Qualquer informação adicional fique a vontade.

Responder
Deoclides Oliveira Amaral e/ou Leandra
Aliados Assistência 24 Horas (Embu, São Paulo) Aliados Assistência 24 Horas - há 8 anos

É só fazer a conversão de btu para watts, um btu e equivalente 0,293W, portanto 30000 Btus vale 30000 X 0,293=8790W, depois chegue na corrente desejada dividindo potencia por tensão ou seja 8790/220= 39,95. Use um disjuntor de 40A para uma fiação de 6mm.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região