Instalação de chuveiro

Comprei um chuveiro de 6800w 220v que ta pedindo disjuntor de 32A,posso colocar um maior de 40A?

Instalação de chuveiro

Comprei um chuveiro de 6800w 220v que ta pedindo disjuntor de 32A,posso colocar um maior de 40A?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Marcelo Faria
Mf Soluções Eletricas (Santos, São Paulo) Mf Soluções Eletricas - há 7 anos

A função do disjuntor é de proteger o cabo da instalação. O fabricante indica o disjuntor de 32A em função da potência do chuveiro, além do quê, ele também indica o uso de cabo de 4mm². Você só poderá usar um disjuntor de 40A se sua instalação tiver um cabo que aguente mais de 40 amperes, ou seja, o cabo de 10 mm² (50A).

Responder
Tiago
Particular - há 7 anos

Excluir minha pergunta

Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 7 anos

Você até poderia utilizar o disjuntor de 40 Amperes, desde que sua fiação seja de pelo menos 6 mm. Caso contrário, estará diminuindo a proteção do circuito. De forma geral, aconselha-se a utilizar o fio de 6 mm para chuveiro de 7500 amperes. Além do mais, economizará na conta de energia, pois com a fiação de menor secção, o aquecimento você paga e não é utilizado. E, se aquecer muito e o disjuntor não desarmar, aí você terá um problema seríssimo.

PVR Construção&Reformas Construtora

6800w 220v

6800w/220v= 30,9 Amper

Disjuntor ideal é o de 32A para o bom funcionamento do equipamento.

Um disjuntor de maior amperagem diminuiria sua proteção, mais aconselhável utilizar o requisitado pelo fabricante.

Responder
Renato Jayme Valeriano
Rjv Eletricista Residencial E Comercial (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Rjv Eletricista Residencial E Comercial - há 7 anos

Olá Thiago, o disjuntor tem a finalidade de proteger o circuito e não o equipamento. Desta forma, utilize o disjuntor sugerido pelo fabricante do chuveiro, recomendado até 35A. Verifique também a seção do fio, que deve ser de pelo menos 4,0 mm2

Responder
Guilherme Varella Rodrigues

Olá Thiago, caso voce coloque um disjuntor de 40A no lugar de 32A, a proteção do seu sistema elétrico será diminuída. Instale o recomendado pelo fabricante, assim voce evita choques e fogo em sua residencia alem de nao perder a garantia do produto

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região