Posso instalar um chuveiro 220v na minha residência tendo um relógio bifásico

Gostaria de saber se posso instalar um chuveiro 220v na minha residência tendo um relógio bifásico. Moro em condomínio, e a antiga casa que morava (aluguel) a dona tinha um chuveiro 220v. Atualmente uso um 110v mas desde que coloquei nunca funcionou bem. Queria instalar um 220v Lorenzetti, igual ao que usava na outra casa, não sei se ela fez alguma adaptação na parte elétrica ou só instalou.

Posso instalar um chuveiro 220v na minha residência tendo um relógio bifásico

Gostaria de saber se posso instalar um chuveiro 220v na minha residência tendo um relógio bifásico. Moro em condomínio, e a antiga casa que morava (aluguel) a dona tinha um chuveiro 220v. Atualmente uso um 110v mas desde que coloquei nunca funcionou bem. Queria instalar um 220v Lorenzetti, igual ao que usava na outra casa, não sei se ela fez alguma adaptação na parte elétrica ou só instalou.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 11
Edson Ferrari
Edson Manutensão Elétrica Residencial (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Edson Manutensão Elétrica Residencial - há 5 anos

Sim chuveiro 220v e para utilizar em rede bifasica e 110v em rede monofasica, verifique se o circuito do chuveiro e o disjuntor e compativel com a potência do chuveiro.Se caso não for troque o circuito e tambem o disjuntor.

Responder
Márcio Araújo Santana
Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) - há 5 anos

Boa tarde sr. Felipe:

Certificando que a tensão de entrada é 220v pode instalar normalmente o chuveiro e demais equipamentos necessários, porém sempre respeitando a bitola do circuito de alimentação, aterramento e disjuntores de proteção adequado.

Consulte sempre um profissional eletricista.

Boa sorte!

Responder
Wilian Flavio Félix
Ateneia Engenharia (Santos, São Paulo) Ateneia Engenharia - há 5 anos

Pode ligar sim, para este chuveiro é necessário um disjuntor bipolar de 32A e um par de fios de no minimo 4mm2 sendo o ideal 6 mm2.

Responder
Refordec Reformas em Geral

Com certeza!

Para instalação deve se tomar algumas precações em relação a capacidade do seu chuveiro, cabeamento adequado e disjuntor individual com capacidade dentro da norma.

Mas o serviço é muito simples sendo executado por profissionais técnicos e capacitados, não aventureiros.

Responder
Dromedários Soluções & Serviços www.facebook.com/dcsface

Se o medidor é bifásico ele possui 2 fases 127v. Pode ligar normal. Precisa somente levar a fiação correta (bitola adequada) até o ponto do chuveiro com disjuntor também adequado para potência do equipamento.

Responder
Arnaldo da Cruz Júnior
Telefonia E Segurança Eletrônica (Sorocaba, São Paulo) Telefonia E Segurança Eletrônica - há 5 anos

Sim pode, pois se o relógio é bifásico, vc já tem 2 fases , bastando para isso primeiro verificar se a fiação existente suporta a instalação de mais uma fase, o que normalmente ocorrerá, pois os equipamentos 220 volts funcionam com uma corrente elétrica menor, sendo assim a bitola do fio também será menor, o ideal para chuveiros é 6mm. Segundo verificar se a fiação vai do chuveiro direto até a caixa de disjuntores, aí se tudo estiver ok, é só colocar os disjuntores apropriados e realizar a ligação.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região