Posso utilizar um transformador em um forno elétrico?

Estou comprando um apartamento e a construtora não previu a instalação de tomadas 220v - e não é permitido também. Tenho um forno elétrico 220v

posso utilizar transformador - considerando a potencia do forno - ? Qual o risco?

Posso utilizar um transformador em um forno elétrico?

Estou comprando um apartamento e a construtora não previu a instalação de tomadas 220v - e não é permitido também. Tenho um forno elétrico 220v

posso utilizar transformador - considerando a potencia do forno - ? Qual o risco?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Cristiano Pascale
Cpa Pascale Instalações E Manutenções (Rio de Janeiro Zona Centro, Rio de Janeiro) Cpa Pascale Instalações E Manutenções - há 6 anos

Como eletrotécnico, nunca ouvi falar de restrições desse tipo, se o seu fornecimento for trifásico, ou seja, tem mais de uma fase chegando no quadro, a intervenção é mínima. A instalação dessa tomada de uso específico acarreta em uma inclusão de disjuntor bipolar, circuito independente e tomada. Tudo dimensionado de acordo com a carga ( forno ).

Responder
Fernando
Elétrica Santos (Macaé, Rio de Janeiro) Elétrica Santos - há 6 anos

Olá querida, a 1ª parte a ser feita e verificar se tem disponibilidade de 220 volts no seu quadro, caso tenha insista em mudar a tomada, se for por questões técnicas contrate uma empresa que te dê amparo legal, com a mudança do diagrama unifilar e até mesmo ART, pois isso vai gerar evidências no futuro quanto a segurança das instalações, caso contrário os amigos acima já te responderam muito bem;

2º Pode trocar a resistência do seu forno;

3º Utilizar um transformador, basta ver a potência do seu forno e colocar uns 30% a mais para garantir o perfeito funcionamento.

A vantagem do transformador é que você pode utiliza-lo em outros equipamentos caso necessário, sempre respeitando a potência máxima dele.

Espero ter contribuído! Abraços

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 6 anos

O administrador deste condomínio deve ser crica em, se você esta comprando um apartamento e já começa desta forma é complicado. Já pensou no futuro você querer instalar um ar condicionado. Eu sugiro a você insistir pois todos os equipamentos que funcionam em 110 volt tem o dobro de carga dos que são em 220 volts.

Se você insistir você consegue afinal você será a proprietária.

Responder
Armando Tivo
Radarpro Eletronica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Radarpro Eletronica - há 6 anos

Tudo Bem?

Precisamos verificar junto a construtora essa restritiva de não poder ativar um ponto 220 Volts!

Se sua entrada no quadro de disjuntores tem Bifásico 220 disponível, sugiro que junto ao profissional, defina a tomada 220 para o forno;

Um transformador pode ser uma solução momentânea.

Inclusive para o forno o correto é um circuito exclusivo!

Tudo de Bom!

Responder
Adelia Vieira
Adélia - Paisagismo, Reformas e Construções (Itaguaí, Rio de Janeiro) Adélia - Paisagismo, Reformas e Construções - há 6 anos

bem! para tudo dar-se um jeito, porém esse tudo é uma questão de ter para ter, ou ate mesmo o não querer desfazer do que se tem, enfim, ou voce desiste do forno visto que segundo o que disse nao pode fazer uma mudança no seu quadro de energia, ou cove pode optar em comprar um auto transformador que pode lhe custar de uns cem reais ate uns trezentos reais, levando em conta que ter um auto tranformar pelo menos para mim e sempre útil, fica a dica.

Espero ter lhe ajudado!

Responder
Alexandre de Medeiros Lemos

Marcia Calmon já ouviu dizer que o molho sai mais caro que o peixe, pois é, o ditado popular funciona no dia a dia. É mais fácil avaliar um rasgo do quadro de distribuição até o seu forno e acrescentar um circuito novo, com carga adequada, e 220 volts de tensão.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região