Como instalar o forno a gás?

Boa tarde! Comprei um forno a gás 220v, em minha residência só tenho o 127v, acabei comprando um transformador de 500va, mas só depois observei, que o grill é elétrico, como já fiz os móveis planejados, não vou poder as

Adaptar um transformador de 3500va ( o que manda no manual), infelizmente vou ter que ficar sem usar o grill, minha dúvida é, será que esse transformador vai suportar? Obrigada

Como instalar o forno a gás?

Boa tarde! Comprei um forno a gás 220v, em minha residência só tenho o 127v, acabei comprando um transformador de 500va, mas só depois observei, que o grill é elétrico, como já fiz os móveis planejados, não vou poder as

Adaptar um transformador de 3500va ( o que manda no manual), infelizmente vou ter que ficar sem usar o grill, minha dúvida é, será que esse transformador vai suportar? Obrigada

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Peça para um eletricista fazer um "jump" no DG para transformar o circuito em 110V

A disposição;

Klevson Vieira
Kj Elétrica & Hidráulica Reformas Em Geral (Guarulhos, São Paulo) Kj Elétrica & Hidráulica Reformas Em Geral - há 6 anos

O transformador é mais usado em empresas, comércios, mas o mais viável seria vc fazer uma instalação vinda do quadro de distribuição com duas fases e um terra e ligar em uma tomada de 20 amperes, ai sim é um serviço seguro e não corre riscos como nossos amigos falaram anteriormente.

Exemplo na foto abaixo!

Responder
Ivan
Particular - há 6 anos

Já que o transformador está comprado, está muito fácil resolver esta questão. Não divulgarei a solução para não gerar polêmica. Entre em contato e eu explicarei com detalhes o que fazer, gratuitamente. Haverá despesas, mas apenas dos materiais a serem utilizados. A mão de obra ficará a seu critério, poderá executar você mesma ou pagar para um profissional.

Flávio Oliveira
Particular - há 6 anos

boa tarde o correto e você contratar um eletricista e pedir para fazer um circuito de tomada individual para este se equipamento pois te trara mais tranquilidade e segurança na hora de utilizá-lo

Flávio Oliveira
Particular - há 6 anos

boa tarde o correto e você contratar um eletricista e pedir para fazer um circuito de tomada individual para este se equipamento pois te trara mais tranquilidade e segurança na hora de utilizá-lo

Julio Cesar Duarte
Particular - há 6 anos

Prezada Diana,

Pelo amor de Deus tem gás envolvido com eletricidade, não tente nada fora das especificações, infelizmente já vi coisas ruins acontecendo por falta de observação dos requisitos do fabricante.

Chame um profissional e não permita adaptações, mesmo que seja necessário trocar o fogão, troque.

Vinicius Ramos Lima
Vinicius Lima - Eng. Eletricista (Camaçari, Bahia) Vinicius Lima - Eng. Eletricista - há 6 anos

Diana, tudo bem?

Verifique se a instalação da sua casa é monofásica (se tem apenas 1 fase), ou se as tomadas da sua cozinha que são 127v. Caso possua mais de uma fase, poderá contratar alguém para criar um novo circuito em 220v para alimentar este forno. Caso não seja, não recomendo que utilize este transformador menor, pois além de não suportar, existirá o risco de sobreaquecimento e possível incêndio. Se tiver que utilizar transformador, utilize o recomendado pelo manual e também fique atenta para que na instalação o transformador não fique sempre ligado, pois mesmo que ele não esteja alimentando nenhuma carga, existe um consumo de energia.

Sucesso.

Responder
Henrique Moreira de Mello
Hm Serviços Em Elétrica E Automação (Ferraz de Vasconcelos, São Paulo) Hm Serviços Em Elétrica E Automação - há 6 anos

Infelizmente colocar um transformador de menor potência pode causar um sobreaquecimento do mesmo, podendo causar incêndio, e na "melhor das hipóteses", queimar seus aparelhos. O ideal seria dimensionar uma nova instalação dedicada apenas a potência exigida pelo seu aparelho!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região