Gostaria de saber se é possível instalar inversor em equipamento já existente?

Gostaria de saber se é possivel instalar inversor em equipamento já existente, como por exemplo geladeira, e como calcular o equipamento mais adequado? O meu objetivo é usar o inverter para baixar o consumo

Gostaria de saber se é possível instalar inversor em equipamento já existente?

Gostaria de saber se é possivel instalar inversor em equipamento já existente, como por exemplo geladeira, e como calcular o equipamento mais adequado? O meu objetivo é usar o inverter para baixar o consumo

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 8
Leandro Peres
Mixmais Soluções Em Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Mixmais Soluções Em Serviços - há 7 anos

Habitissimo tem deixado muito a desejar em seu serviço, eu como profissional sinto que nao temos valor algum perante ao habitissimo, isto porque somos nós que mantemos esta plataforma no ar, com todos os custos elevados. Trabalho com reformas residenciais e comerciais e o site habitissimo me manda uma pergunta sobre aparelho domesticos. INCRIVEL. Parabens Habitissimo pelo filtro que vocês usam.

Responder
Antonio Pacheco Filho
Engenheiro Eletricista Pacheco (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Engenheiro Eletricista Pacheco - há 7 anos

Saudações a todos. Infelizmente esta aplicação não é economicamente viável em locais com acesso à rede de energia. Esta aplicação pode ser para barcos ou locais remotos sem acesso à rede devido ao alto investimento. Porém, se a sua geladeira tem um compressor comum sugiro um inversor para onda senoidal pura de pelo menos 1000 W (para geladeiras comuns) e baterias estacionárias que serão carregadas por algum tipo de fonte alternativa de energia (solar ou eólica). Este conjunto não sairá por menos de R$ 2.500,00 fora a fonte alternativa. Existem refrigeradores sem compressor o que seria melhor pois na partida qualquer motor elétrico tem um pico próximo de 10 vezes o valor nominal para sair da inércia. Para economia de energia não existem vantagens se o sistema estiver ligado à rede da concessionária. Se o local tem uma qualidade de energia muito ruim (muitas falhas) é possível pensar em um sistema destes. Desculpe-me por ser tão genérico mas faltam informações acerca da aplicação. Espero ter ajudado. Eng. Antônio Pacheco Filho.

Responder
Erasmo Bertolino
Reformas E Construções (Aguaí, São Paulo) Reformas E Construções - há 7 anos

Bem Silvio, voçe não destacou qual a fonte que vc quer usar para ser invertida, o que normalmente é uma bateria de corrente continua, já que vc destacou que seu objetivo é economia aconselho vc obter este

e equipamento Inversor Solar Pwm3000 3kva Off-grid 100% Nacional

Responder
Marcello Seggiaro
Elétrica Segura (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Segura - há 7 anos

Prezado Silvio, existem basicamente dois tipos de inversores. Um encontra uso no acionamento de motores, em que se torna possível controlar o seu perfil de aceleração. O outro trata-se de um conversor CC-CA, ou seja, possibilita o uso de uma bateria para acionar uma carga que normalmente funcionaria a partir de uma tomada de força. Esse último seria o caso, por exemplo, associado com a necessidade de se ligar uma geladeira fazendo uso de baterias. Se esse for seu interesse, basta que verifique as características da sua geladeira e adquira um inversor compatível. Normalmente, deve levar em conta a potência ativa de acionamento, tensão de operação, e, principalmente por causa do acionamento de motor, a capacidade do inversor para suportar transitórios.

Caso fique muito caro, uma alternativa seria a aquisição de uma geladeira a gás. Att. Eng. Marcello Seggiaro. Elétrica Segura.

Responder
Vagner F dos Santos
Total Solution (Carapicuíba, São Paulo) Total Solution - há 7 anos

Prezado Silvio, é com satisfação que a TOTAL SOLUTION procura ajudar a esclarecer e orientar seus clientes. Em relação ao seu questionamento, voltado à linha de condicionadores de ar, não seria possível e viável a transformação do aparelho convencional em um aparelho inverter, pois seria necessário substituir o compressor(coração do sistema), adicionar o conjunto de placas(condensadora) e também há necessidade de um novo dimensionamento do dispositivo de expansão de fluido refrigerante. Em relação ao seu questionamento de consumo de energia, segundo orientação de alguns fabricantes de condicionadores de ar, a economia de energia em relação a um aparelho convencional pode chegar a 40%. Para refrigeradores acredito que este processo de transformação seja semelhante.

Esperamos ter contribuído.

A TOTAL SOLUTION está sempre à disposição.

Responder
Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 7 anos

A função do inversor de frequência controlar a partida do motor amenizando a pancada na rede elétrica que nada mais é que o motor puxando uma corrente elétrica muito alta e nos casos em que você tenha que ter um controle preciso do seu motor que é controlar a rotação do motor, e não para economizar.

Responder
Carlos CSE Solar Energy
Cse Solar Energy (Campinas, São Paulo) Cse Solar Energy - há 7 anos

Atualmente os sistema solares fotovoltaicos estão muito evoluídos. Ao instalar na sua casa uma sistema solar com sistema conectado a rede elétrica nenhum equipamento da sua casa é substituído e vc nem mesmo percebe quando esta usando energia solar, devido aos modernos inversores de frequência usados.

Porem para sistema isolados com acumulo de energia em baterias, temos que levar em consideração grandes cargas, como chuveiros, ferro de passar roupa, grandes freezers e grandes geladeiras, funcionariam sem problemas porem os equipamentos deveria ter um dimensionamento maior, o que diminuiria o retorno de investimento do projeto.

Nós consulte sem compromisso.

Responder
Zaqueu pedro
Hirt Mão De Obra Ativa (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Hirt Mão De Obra Ativa - há 7 anos

Gostaria sim

Responder
Clezio
Tapeceiro Tocomje (São Bernardo do Campo, São Paulo) Tapeceiro Tocomje - há 7 anos

Salvo as canoas a remo e os pequenos veleiros, praticamente não existe nenhuma embarcação que não dependa de algum tipo de energia para garantir conforto e a própria navegação com segurança. Contudo, nos barcos, o problema começa em como “produzir” esta energia e armazená-la. Antigamente, só havia duas opções: usar o excedente produzido pelo alternador para carregar baterias reserva ou ter a bordo um gerador a combustível — mas este, pelo seu porte e custo, restrito aos barcos maiores. Aos menores, só mesmo as baterias. Também era preciso buscar aparelhos de 12 V ou 24 V em corrente contínua (CC), bem mais raros que os similares domésticos, com tensões de 110 V ou 220 V, em corrente alternada (CA ou AC, em inglês). Até que surgiram os inversores de potência, aparelhos capazes de transformar um tipo de energia em outra, cujas principais características e dúvidas listamos a seguir.

1- Um inversor é um simples “transformador elétrico”?

Não. Primeiro ele transforma a corrente contínua da bateria em corrente alternada, para, depois, alterar o valor da sua tensão. É um aparelho bem mais complexo.

2- A energia fornecida pelo inversor é igual a que se tem em casa?

Ela é bem parecida, mas não exatamente idêntica. A energia em corrente alternada doméstica é chamada de “senoidal”, porque a tensão varia entre um valor máximo positivo e mínimo negativo. No Brasil, esta variação ocorre 60 vezes por segundo, daí dizermos que a frequência da nossa rede elétrica é de “60 Hz”. Já os inversores operam com a chamada “onda senoidal modificada”, ou “aproximada”, que, no entanto, não causa danos aos aparelhos.

3- As baterias que alimentam os inversores podem ser as mesmas do motor?

Não! Por duas razões. 1) Segurança: o sistema de partida do motor deve ter uma ou mais baterias exclusivas, para evitar que o uso de aparelhos elétricos a bordo descarregue as baterias; 2) Tipo de bateria: as usadas para a partida do motor são feitas para fornecer muita energia por alguns segundos, enquanto as indicadas para os inversores são baterias de “ciclo profundo”, que fornecem energia por longos períodos e resistem melhor aos ciclos de carga e descarga, tendo, portanto, maior vida útil.

4- A capacidade da bateria depende da potência do inversor?

Sim, porque quanto maior a potência fornecida pelo inversor, maior será a corrente elétrica drenada da bateria. Para ter uma ideia aproximada da corrente elétrica que será exigida da bateria em Amperes (A), divida a potência do inversor (em watts) pela tensão da bateria (em volts). Exemplificando: uma bateria de 12 V precisará fornecer cerca de 100 A de corrente para alimentar um inversor de 1 200 watts de potência.

5- Como escolher a capacidade da bateria correta para um inversor?

Depende de alguns fatores, mas um dos mais importantes é a corrente elétrica máxima que será fornecida pela bateria e por quanto tempo. Uma bateria de 12 V, com capacidade nominal de 150 Ah, pode fornecer esta energia apenas se for descarregada ao longo de 10 ou 20 horas, dependendo do fabricante. Se descarregar em uma hora fornecerá, apenas, cerca de 60% da sua capacidade.

6- Como escolher a capacidade (em watts) de um inversor para o barco?

Uma maneira bem simples é somar o consumo de energia de todos os equipamentos a bordo (caso o consumo não esteja em watts e sim em A, multiplique o valor em amperes pela tensão do equipamento e terá, aproximadamente, o consumo em watts), acrescentando uma margem de segurança a mais na capacidade do inversor.

7- Vale a pena ligar o inversor em duas baterias de 12 V ligadas em série?

Sim. Inversores que operam com uma tensão elétrica de 24 V necessitam de cerca de metade da corrente elétrica dos que operam em 12 V, podendo assim usar fiação elétrica de menor bitola e baterias de menor capacidade.

8- O que é melhor: ter um inversor ou um gerador a bordo?

Depende do barco. De maneira geral, quando o consumo dos equipamentos a bordo for inferior a 2500 watts, inversores e um conjunto adequado de baterias já dão conta do recado. Já os geradores são praticamente só indicados para potências maiores e por longos períodos, além de exigirem barcos maiores, pois têm uma instalação bem mais complexa. E cara.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região