É possível instalar um ponto elétrico embaixo da pia do banheiro sem quebra-quebra?

olá. preciso instalar um ponto elétrico abaixo da pia do banheiro, para ligar um aquecedor de água para a torneira da pia...o único ponto próximo é acima da pia, na parede lateral, onde ligo o secador de cabelo...é possível puxar um novo ponto embaixo da pia, sem quebrar a parede e sem ficar visível esta instalação? agradeço

É possível instalar um ponto elétrico embaixo da pia do banheiro sem quebra-quebra?

olá. preciso instalar um ponto elétrico abaixo da pia do banheiro, para ligar um aquecedor de água para a torneira da pia...o único ponto próximo é acima da pia, na parede lateral, onde ligo o secador de cabelo...é possível puxar um novo ponto embaixo da pia, sem quebrar a parede e sem ficar visível esta instalação? agradeço

É possível instalar um ponto elétrico embaixo da pia do banheiro sem quebra-quebra?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 5
Anderson Neneve
Donir Manutenção E Serviços (Curitiba, Paraná) Donir Manutenção E Serviços - há 7 anos

Sim, é possível e muito comum, utilizando canaleta. (Plastica sistema x), porem, a fiação para um aquecedor deve ser diferente da tomada. Um aquecedor é igual a um chuveiro e deve ter uma rede elétrica so para ele, para evitar quedas de djuntor, super aquecimento de fiação elétrica e danos mais graves.

Responder
JF
JF Instalações (Araruama, Rio de Janeiro) JF Instalações - há 7 anos

Sim é possível, tem a opção do sistema X (canaleta)

E existe um condutor chamado ELETROFITA, tem varias medidas em mm² , e é adesiva. (proteção contra choque)

Bastaria limpar a parede , e em seguida passar massa para cobrir.

Obs: porém para este tipo de circuito, terá quer de uso específico, (direto do quadro de distribuição) caso o banheiro tenha chuveiro elétrico, trazer o cabinho no mesmo caminho ate o chuveiro, e usar a canaleta ou a eletrofita ate onde ficará o aquecedor.

Espero ter lhe ajudado.

Abraços. JF

Sergio Prado Dos Santos
Particular - há 7 anos

Bom dia

Sim é possível mas precisa de puxar um circuito só para i aquecedor

Lucas
Luks Obras E Instalações (Pinhais, Paraná) Luks Obras E Instalações - há 7 anos

Resposta mais coerente foi a do colega João Paulino.

Várias formas podem ser feitas, porém o correto é tubular a fiação de forma correta. E de último caso utilizar sistema X. Eletrofita é inviável sendo que o mesmo deve ser passado massa ou revestido , como muito provável a fiação será de 6 mm o eletrofita será muito largo e muito caro. Passar pelo rejunte é a pior das gambiarras pois simplesmente chumbar o fio direto na parede é totalmente fora de normas técnicas sem contar que só conseguiria fazer isso com uma fiação mais fina o que é totalmente inadequado. Ou seja das duas uma , ou faz quebras visando o melhor caminho da fiação com menos quebra e faz a coisa definitiva, porém bem feita ou faz o indesejado porém eficaz sistema X , mas ficará visível. Boa sorte em seus orçamentos e opte por segurança e normas técnicas. att Lucas

Responder
Diego de Pauli  Castanho
Prime Instalações Elétricas (Curitiba, Paraná) Prime Instalações Elétricas - há 7 anos

Olá. sim é possível fazer com canaletas próprias para residenciais, ou até mesmo a utilização da fita elétrica bem discreta, porém a fita não ficará boa se todo o banheiro for revestido em azulejo, a tomada adequada a utilizar nessa instalação seria de 20 amperes, e o ideal utilizar tomada de sobrepor e com isolação para agua se caso precisar lavar o banheiro.

Responder
Rildo Mariano de Campos
Rildo (Curitiba, Paraná) Rildo - há 7 anos

Sim é possível, tem a opção do sistema X (canaleta)

E existe um condutor chamado ELETROFITA, tem varias medidas em mm² , e é adesiva. (proteção contra choque)

Bastaria limpar a parede , e em seguida passar massa para cobrir.

Obs: porém para este tipo de circuito, terá quer de uso específico, (direto do quadro de distribuição) caso o banheiro tenha chuveiro elétrico, trazer o cabinho no mesmo caminho ate o chuveiro, e usar a canaleta ou a eletrofita ate onde ficará o aquecedor.

Espero ter lhe ajudado.

Abraços

Responder
João Paulino da Silva
JP Construção e Reforma (Piraquara, Paraná) JP Construção e Reforma - há 7 anos

varias formas de fazer o mesmo mas o ideal seria embutir na parede pois o aquecedor consome muita energia a fiaçao deve ser adequada e se possivel com um djuntor....em ultimo caso usa-se sistema x para o mesmo o que nao mudaria seria uma fiaçao adequada e um djuntor onde ficaria aparente e deveria sair direto da rede principal ....

Responder
Eletrostart Solar - Julio Cesar Gomes
Eletrostart - Comercio De Materiais Eletroeletronicos Ltda. (Londrina, Paraná) Eletrostart - Comercio De Materiais Eletroeletronicos Ltda. - há 7 anos

Você pode observar se nas costas dessa pia , na outra parede , se existe alguma tomada instalada ou outro ponto de energia , que então podemos passar o ponto para o outro lado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região