Como fazer a instalação de uma bomba?

Boa noite, cavei um poço a pouco tempo porém o mesmo fica distante da minha casa aproximadamente uns 180mts e quero colocar o disjuntor aqui em casa. comprei um fio 6mm e um amigo veio fazer pra mim puxou uma perna só de fio e o neutro do poste , porém a bomba ficou sem força nenhuma, quase queimou.

Será que vocês poderiam me dar uma solução por favor?

Des de já agradeço.

Att: Jaques.T

Como fazer a instalação de uma bomba?

Boa noite, cavei um poço a pouco tempo porém o mesmo fica distante da minha casa aproximadamente uns 180mts e quero colocar o disjuntor aqui em casa. comprei um fio 6mm e um amigo veio fazer pra mim puxou uma perna só de fio e o neutro do poste , porém a bomba ficou sem força nenhuma, quase queimou.

Será que vocês poderiam me dar uma solução por favor?

Des de já agradeço.

Att: Jaques.T

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 2
Joaquim Ramos de Jesus
Somar Elétrica E Refrigeração Me (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Somar Elétrica E Refrigeração Me - há 6 anos

A definição do cabo e disjuntor para a instalação elétrica dessa bomba vai deender da Distancia e.potencia, de posse desses dados chame um eletrotécnico pra calcular e determinar o que será usado. Como é uma bomba pra poço deve ser de pequeno porte e baixa corrente, então ne desculpe as empresas que opinaram antes de mim que determinaram cabos de 16 e 35mm. Sendo que numa residencia de dimensões normais as concessionarias não fornecem acima de 21kw cabo 16mm. Como usar um cabo de 35mm se o que entra no medidor é 10 ou 16mm? Vamos ser sensatos e profissionais. Sem chutometro

Responder
Ronaldo
R.r. Elétrica Em Geral (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) R.r. Elétrica Em Geral - há 6 anos

Bom dia, vc pode colocar uma contactora para o acionamento ao lado da bomba fazendo a alimentação pelo poste que está mais próximo ,e dentro da sua residência só será feito o acionamento da contactora isso possibilitando a bitola dos cabos mais baixa de acordo com a bomba .

José dos Reis  Oliveira
José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas (Resende, Rio de Janeiro) José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas - há 6 anos

Concordo com vc Joaquim, como pode as pessoas opinarem se não tem o valor da potência da bomba e nem o valor da tensão?

E esta distância se bem dimensionado não é valor crítico de queda de tensão.

SOS MANUTENÇÃO
Rogério Da Silva Souza (Carapebus, Rio de Janeiro) Rogério Da Silva Souza - há 6 anos

A bitola do fio; ela aumenta de acordo com a distância.

Até 35 mm, fase e neutro tem que ter a mesma bitola. E terra 16 mm.

Seria aconselhável ligar essa bomba por causa da distância em 220V. Diminuirá a bitola dos fios e haveria um consumo menor.

Responder
Paulo César Amorim
Pci Works (Itaboraí, Rio de Janeiro) Pci Works - há 6 anos

O que aconteceu é que essa distância esta provocando uma elevada queda de tensão em virtude do cabo que esta sendo utilizado, por consequência a tensão que chega nos terminais da bomba deve estar bem abaixo da recomendada para o funcionamento da mesma. Sem saber os dados da bomba seria chute e falta de profissionalismo dizer o que fazer. Preciso da potência, tensão q pretende utiliza-la (recomendo 220V, se tiver em Friburgo 380V), fator de potência e rendimento para o cálculo correto. Caso consiga um alimentador que esteja mais próximo da bomba seria ótimo pois vc poderia instalar uma contatora próxima a bomba e ter um disjuntor na sua casa para energizar a bobina dessa contatora, ligando assim a bomba. Vc deve escolher a configuração a ser utilizada por razões técnicas e financeiras, deve-se fazer um orçamento p verificação da solução que apresente melhor custo X benefício.

Responder
José dos Reis  Oliveira
José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas (Resende, Rio de Janeiro) José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas - há 6 anos

Bom dia. Para que se possa dar uma resposta é necessário o valor da potência da bomba, tensão que irá funcionar, fator de potência da bomba e seu rendimento. De posse desses dados é possível fazer o cálculo prefeito do cabo de alimentação e sua proteção.

Responder
Carlos
Eletricidade (Macaé, Rio de Janeiro) Eletricidade - há 6 anos

nossa!!! muito distante.a primeira soluçao é aumentar a quantidade de cobre..poe mais outro fio de 6 mm em paralelo com o de 6..ai ficaria 12mm.se mesmo assim nao der passa pra 220 volts a bomba. e em ultimo caso e mais complicado troca a omba de lugar..almentando o cano e diminuindo o fio,mas esse é o mais complicado pela sucçao da bomba deve perfeita

Responder
Particular - há 6 anos

R: Neste caso se for 220V o ideal seria 2 fios de 10 mm, caso seja 110V, deveria ser 16 mm para a fase e 6 mm para o neutro; O dijuntor deverá esta na fase para ter o acionamento de forma adequada; Verifique sua instalação...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região