Como proceder com a instalação do ventilador de teto?

Gostaria de instalar meu ventilador de teto em minha sala de estar, onde possa acender a luz do ventilado em uma parede (interruptor normal da lampada) e os comandos do ventilador em outra parede, porem o interruptor de luz no comando do ventilador irá ligar outra lampada (a lampada da varanda) como faço?

Como proceder com a instalação do ventilador de teto?

Gostaria de instalar meu ventilador de teto em minha sala de estar, onde possa acender a luz do ventilado em uma parede (interruptor normal da lampada) e os comandos do ventilador em outra parede, porem o interruptor de luz no comando do ventilador irá ligar outra lampada (a lampada da varanda) como faço?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Carlos Adriano Zanquetta
Connect Elétrica E Segurança Eletrônica (Maringá, Paraná) Connect Elétrica E Segurança Eletrônica - há 6 anos

O fio da lâmpada do ventilador deverá ir até o interruptor onde o Sr. deseja acende-lo no caso o interruptor comun.

No comando do ventilador que ficará na parede deve-se levar o fio da lâmpada até o bocal da lâmpada que você quer que o comando acenda.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Evite fazer mudanças nas recomendações do fabricante, pois perderá a garantia e ainda poderá dar sobretensão nos circuitos eletricos;

A disposição;

Fernando Bellavinha Fernandes
EQUIPE CONSTRUÇÕES E REFORMAS (Belo Horizonte, Minas Gerais) EQUIPE CONSTRUÇÕES E REFORMAS - há 6 anos

dentre enumeras medidas é imprescindível a verificação dos cabos em função dos amperes e quantidade dos mesmos.bem como também todas as medidas de segurança impressa na instrução do fabricante.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região