Instalação Elétrica

Tenho um ar de janela 6. 500 a voutegem e 127 posso ligar direto na tomada? ou como luxo outra rede?

Instalação Elétrica

Tenho um ar de janela 6. 500 a voutegem e 127 posso ligar direto na tomada? ou como luxo outra rede?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

24 Respostas

Respostas úteis 8
Domingos Cássio de Lima Rosa
KR Instalações e Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) KR Instalações e Manutenção Elétrica - há 9 anos

Ola seu antonio respondendo sua pergunta qualquer aaparelho elétrico com pontencia igual ou superior a 1000 w e considerado de uso espesifico.Portanto requer também a instalação de um circuito exclusivo.Portanto seu Antônio seu aparelho de ar condicionado tem uma corrente elétrica de 51,2 A isso requer um cabo de 16mm e um disjuntor padrão europeu de 63 A. Isso já levando em consideração o fator de agrupamento.Estamos sempre a disposição para tirar qualquer duvida

Responder
Alexandre Proença
WRP Instalações Elétrica (Belford Roxo, Rio de Janeiro) WRP Instalações Elétrica - há 9 anos

BTU é uma medida de energia no sistema métrico inglês (British thermal units), e no sistema métrico decimal é o Joule (J).

1 BTU é o total de energia requerida para elevar a temperatura de um libra de água em um grau Fahrenheit:

Para converter, use o seguinte: 1 Watt = 0,293 BTU/hora

Então 6500 BTU/Hora = 0,293 x 6500 W = 1904 Watts. (Energia térmica)

ou

Para calcular o disjuntor, é uma outra história.

Tenha em mente que o disjuntor é para proteger a instalação elétrica, então tanto o fio como o disjuntor devem estar adequado.

1) A unidade BTU especifica a energia térmica e não a energia elétrica, e ainda devemos levar em consideração a eficiência energética de cada aparelho.

2) Você não especificou se a sua rede é 220V ou 110V. Vou especificar para 220V, para 110 use o dobro de corrente.

3) Deve também levar em consideração as perdas de energia elétrica de cada aparelho.

Também se o compressor é normal ou rotativo, ciclo quente e/ou frio, etc.

Mas poderá ser feito pelo cálculo da lei de ohm sem levar em consideração a distância ( queda de tensão):

1904/127=14,99=15ª ou em 220 V= 1904/220= 8,6 A

Logo matematicamente falando pode ser usado um cabo de 1,5 mm² e um disjuntor de 15 A, mas , porém, contudo, a norma manda não usar em tomadas um condutor menor que 2,5mm². Resumo: cabo 2,5mm² e disjuntor de 20 A tanto em 127 quanto em 220 V

LEMBRE-SE QUE A FUNÇÃO DO DISJUNTOR É PROTEGER O CONDUTOR

Responder
Sandro Genro
Particular - há 9 anos

Boa tarde.

Será necessário você verificar se os cabos que chegam até a tomada são de no mínimo 4mm e o ideal seria instalar um disjuntor de 10A somente para o condicionador de ar. Se a fiação for inferior a esta bitola será necessário puxar uma nova rede pela tubulação desde a caixa de disjuntores até o aparelho ou usar canaletas.

Cleber Rodrigues
Particular - há 9 anos

Aconselho a fazer este tipo de ligação pois normalmente a bitola do fios de tomada comum são de 2,5 mm². O ideal é você fazer uma instalação independente para o ar condicionado utilizando fio de 6 mm² e colocar um disjuntor de 20 A. Este tipo de ar condicionado e pior do que um chuveiro.

Jose Duarte Soares
Jose Duarte Soares (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Jose Duarte Soares - há 9 anos

Muito bem seu Domingos.

Responder
Jefinho
Particular - há 6 anos

Senho Jose Soares senho tem alguma filha com nome de Claudia Duarte e cristiane Duarte se river responds pot favor pq tem muito tempo que elas desejam acha seu pai !! Por mais que pareca muita coincidencia pai della tabem era eletricista de usina ? Aguardo sua resposta pq nome profiçao e muita

Helio  alencar
Magia Da Luz Eletricista (Itaquaquecetuba, São Paulo) Magia Da Luz Eletricista - há 9 anos

Até que em fim achei alguém que sabe fazer calculo de corrente eletrica. É isso mesmo, tem muito sabidão ai dizendo que um disjuntor de 10A e cabo 4mm resolve, mas não estão levando em consideração o cosumo de corrente do aparelho que fuciona em uma tensão de 127 volts.

Responder
Marco Aurelio Antunes de Siqueira
Marco Instação E Manutenção Elétrica Predial. (Petrópolis, Rio de Janeiro) Marco Instação E Manutenção Elétrica Predial. - há 9 anos

Este tipo de aparelho requer um circuito independente, como também é feito em, chuveiros elétricos. No seu caso como é um ar condicionado de 6500 watts se for moinofásico, com tensão de 127v, cuja a corrente neste caso fica em torno de 51,2 A, requer um disjuntor que neste caso o mais próximo será de 60 A e cabo deverá ser de 16mm². Melhor seria se ele fosse bi-volt e com tensão de 220v. Neste caso a corrente seria em torno de 30A ( seria disjuntor de 30A e cabos de 6mm²). Não é certo fazer a ligação det6e aparelho na tomada que vc tem, pois além de não estar equilibrada eletricamente, está ligada a um circuito com outras tomadas. espero ter ajudado.

Responder
Ramos & Santos Serviços Técnicos Ltda R&S

Não o aconselho a fazer este tipo de ligação pois normalmente a bitola do fios de tomada comum são de 2,5 mm². O ideal é você fazer uma instalação independente para o ar condicionado utilizando fio de 4 mm² e colocar um disjuntor de 15 A.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região