Como saber qual bitola de fio devo usar para um disjuntor?

Gostaria de saber qual bitola de fio devo usar para um disjuntor de 30 amperes a um distancia de 350 metros do relógio?

Agradeço desde já!

Como saber qual bitola de fio devo usar para um disjuntor?

Gostaria de saber qual bitola de fio devo usar para um disjuntor de 30 amperes a um distancia de 350 metros do relógio?

Agradeço desde já!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Eugenio
Particular - há 4 anos

Eu sugiro vocês utilizarem chuveiro e equipamentos com potencia acima de 800W em 220V e os demais aparelhos (TV, som, geladeira, microondas, lampadas etc...) em 127V. Mas mesmo assim a bitola recomendada para 30A deve ser 35mm, para o caso de se usar 2 chuveiros ao mesmo tempo ou 1 chuveiro 1 microondas e 1 geladeira ao mesmo tempo. Se o circuito usar chuveiro em 127V então a bitola dos cabos deverão ser 70mm.

Armando Tivo
Radarpro Eletronica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Radarpro Eletronica - há 7 anos

Sugerimos a utilização de cabo 16 mm 2, considere um disjuntor de 63 amperes, como seccionamento no medidor; na ponta providencie um quadro de disjuntores, tenha um disjuntor Geral, preferencialmente DR e individualize cada equipamento em circuitos; providencie ponto de aterramento, implantação de haste Cobreada; precisa ser observado também qual a condição neste trecho de 300 metros o cabeamento será instalado, Aéreo ou subterrâneo; esta condição influencia na vida útil do cabo e sua dissipação de calor, Tudo de Bom!

Responder
Edair Bortoluzzi
Eb Instalações Eletricas (Rio Verde, Goiás) Eb Instalações Eletricas - há 7 anos

Bom dia

Devido a grande distância e a queda de tensão deve ser no mínimo de 16 mm .

Mas o correto mesmo é vc chamar um eletricista qualificado para fazer o dimensionamento correto é separação dos circuitos para vc não ter problemas

Responder
André Luiz Finardi
André L. Finardi (Agronômica, Santa Catarina) André L. Finardi - há 7 anos

Não é somente o disjuntor e distância que vai definir o fio, mas sim o ci (no seu caso o chuveiro, tv e etc. ) o mais correto é 1 disjuntor para o chuveiro, outro para tomadas, outro para iluminação, outro para ar, no seu caso pode fazer outro para tv computador roteador, mas pela sua dúvida aconselho a chamar um eletricista.

Responder
Edmilson Luiz Buhl
Buhl Soluções Residenciais (Florianópolis, Santa Catarina) Buhl Soluções Residenciais - há 7 anos

Fábio, Vc pode usar o fio 10mm para puxar os 320MT; mas na outra ponta você terá que instalar um quadro de disjuntores e dimensionar para cada função: 1 disjuntor para o chuveiro, 1 para o ar, 1 para as TVs e assim por diante...

Responder
Fabiano Barbosa
Particular - há 7 anos

É complicado porque é muito longe, tem levar a queda de tensão em conta, não é bom passar de 5% de queda.

Coloquei os dados numa planilha que eu tenho pra esse tipo de cálculo.

Considerei a corrente máxima do disjuntor (30A) e circuito monofásico 127V.

Se fosse usar o fio padrão de 6mm (um de 4mm esquentaria de qualquer jeito com essa corrente) dava pra cegar a 30m com 5% de queda.

10mm - 50m

com 70mm você teria 120V depois dos 350M usando os 30A.

É melhor dimensionar o circuito de acordo com o que você vai usar lá na outra ponta do fio, quantos amperes puxa, qual a voltagem do aparelho, se é trifásico ou monofásico, se a sua rede usa 127V ou 220V por fase.

São informações necessárias pra te ajudar melhor.

Coloca aí pra galera do habitissimo pode te ajudar.

Fabricio
Particular - há 7 anos

Obrigado por responder

A minha rede é de 220V e na outra ponta do fio vou usar:

(1 chuveiro)

(1 ar-condicionado 10.000 btus não é split)

(1 computador gamer com fonte 520w)

(1 home theater 5.1 canais)

(1 tela led 22")

(1 tela LCD não led 16")

(1 tela LCD não led 18")

(2 notebooks i5 e i3)

(1 TV LED 32")

(1 receptor de TV via satélite)

(1 modem)

(1 roteador)

(2 focos florescentes)

Se precisar de mais detalhes me avise... Se tudo funcionar bem ok, mas se não me fale como posso alternar o uso deles para não causar queda acima de 5%

Obrigado desde já amigo

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região