Como fazer a instalação de 6 fornos elétricos?

Preciso instalar 6 fornos eletricos de 1800w cada em uma instalação ja exitente.

Devo fazer um circuito independente com um dijuntor seperado.

corrente 220v. preciso colocar 2 fornos em cada dijuntor ou posso usar apenas 1 dijuntor para o conjunto. como fazer a instalação.

Como fazer a instalação de 6 fornos elétricos?

Preciso instalar 6 fornos eletricos de 1800w cada em uma instalação ja exitente.

Devo fazer um circuito independente com um dijuntor seperado.

corrente 220v. preciso colocar 2 fornos em cada dijuntor ou posso usar apenas 1 dijuntor para o conjunto. como fazer a instalação.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 6 anos

Marcelo, bom dia!!

Sim, deve-se fazer circuitos independentes para cada forno, considerando tensão de 220Vca e potência de 1,8kW, utilize disjuntores bipolar de 10A para cada forno, deve-se verificar a capacidade do quadro de distribuição se ele suporta essas novas cargas, a bitola dos cabos pode variar de acordo com a distância entre o quadro e os fornos. Espero ter ajudado.

Responder
Cristiano Paim
Particular - há 6 anos

circuitos independentes com proteçoes independentes

observar capacidade do quadro

// DG goularte Instalações elétrica & Manutenção // goularte

Boa tarde.a Resposta é sim deve fazer circuitos diferentes com proteção adequada .mas antes de ser verificado o ponto de medição e fazer um levantamento de carga para ver se está dentro da carga declarada junto a concessionária de energia elétrica da sua cidade.

Espero ter contribuído para tirar suas dúvida um abraço

José Henrique Cruz
JL/OT Engenheiros Associados (São Paulo Zona Sul, São Paulo) JL/OT Engenheiros Associados - há 6 anos

Olá Marcelo, pode-se considerar uma tomada de uso específico TUE para cada forno, pois tem potência de 1800w cada. Será necessários 2 disjuntores para cada forno. A amperagem dos disjuntores e bitola dos fios podem variar em relação a distância de cada circuito, diâmetro e tipo de eletroduto etc. Espero ter contribuído. OT Engenharia

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região