Leonardo Ribeiro
Instalação elétrica para Forno 220v

Olá, comprei um forno a gás, o mesmo pede ligação no 220v. O apartamento é novo e ainda não foi instalado o padrão de energia, na minha região usa o 110v que serve para todos os meus aparelhos elétricos que já tenho e que vou comprar.

Minhas dúvidas são:

1. Como fazer a instalação elétrica de 220v apenas para o forno?

2. Posso usar na mesma tubulação os cabos para 110v e 220v?

Obrigado.

Instalação elétrica para Forno 220v

Olá, comprei um forno a gás, o mesmo pede ligação no 220v. O apartamento é novo e ainda não foi instalado o padrão de energia, na minha região usa o 110v que serve para todos os meus aparelhos elétricos que já tenho e que vou comprar.

Minhas dúvidas são:

1. Como fazer a instalação elétrica de 220v apenas para o forno?

2. Posso usar na mesma tubulação os cabos para 110v e 220v?

Obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Junior
Particular - há 7 anos

Galera, tenho esse mesmo forno do nosso amigo. No caso ele nao e a gás. Ele é apenas eletrico 220. Na minha casa, a rede nao tem disponibilidade para 220. Eu vou ser obrigado a comprar um transformado e quero saber se eu tenho que comprar um transformado especifico para o forno. Com informações de maxima voltagem e outras coisas, ou precisa ser apenas transformador 110 para 220 ?

me ajudem por favor. formo brastemp eletrico em anexo.

Leonardo Ribeiro
Particular - há 8 anos

#Confuso (rs) ... Amigos sou muito leigo, mas, será que as minhas três ultimas perguntas não tem nada haver? De acordo com as informações que passei acima, qual é a maneira que deverá ser feita a instalação?

Leonardo Ribeiro
Particular - há 8 anos

Olá, boa tarde!

Paulo, pra fechar as dúvidas:

- Então neste caso basta solicitar na companhia elétrica da minha região o medidor bifásico e a partir do quadro (da foto acima) fazer a ligação de 220V para o forno?

- Ainda vou precisar comprar o disjuntor de 15 amperes como recomenda o manual do produto?

- Posso descartar a possibilidade de comprar um transformador 110V para 220V?

Ps.: Sou muito leigo e Vou contratar um profissinal pra fazer o serviço, só gosto de saber o que deve ser feito não quero gambiarra (rs)

Reinaldo Blaschek
BLK Instalacao Venda Manutenção de Ar Condicionado Split (São Paulo Zona Leste, São Paulo) BLK Instalacao Venda Manutenção de Ar Condicionado Split - há 8 anos

Boa noite a tds, passando só pra elogiar a pro atividade de todos os profissionais acima qualificado, esclarecendo até algumas dúvidas minhas referente há algumas questões no contexto geral do assunto !!!!!

Responder
Leonardo Ribeiro
Particular - há 8 anos

Paulo, obrigado pela suas informações.

Este forno apesar de ser a gás tem o grill (resistência elétrica), que segundo informação da Brastemp é por isto que o mesmo deve ser ligado no 220V.

No manual informa: "Preparação de um circuito (fiação e disjuntores) exclusivo para o produto. Recomenda-se utilizar disjuntor 15 ampares. Do quadro de distribuição até o ponto de instalação, utilize condutores de bitolas apropriadas. Todos os componentes utilizados na instalação devem ser aprovados pelo INMETRO. Esta caixa de disjuntores deve estar em local acessível (após a instalação) e próxima ao aparelho."

- Uma dúvida que ainda tenho é do medidor de energia, o mesmo ainda não foi instalado como informei. Se solicitar um medidor bifásico ainda sim será preciso comprar o transformador de 110V para 220V?

Obrigado!

Paulo Rogério cunha junior
Ican Instalações Elétricas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ican Instalações Elétricas - há 8 anos

Leonardo.

Se você só tem esse forno com 220V e este equipamento usará a rede apenas para acendimento elétrico das chamas e a lâmpada do forno, preparar a rede para 220V é desperdício de dinheiro e tempo. Se o seu forno a gás não tem grill, basta consultar a corrente ou potência de consumo na etiqueta do fogão e comprar um transformador de 110 pra 220 com uma corrente ou potência maior do que a do fogão.

Ja olhando a foto que você anexou do fogão, se esse for realmente o seu, ele aparenta ter o grill. Neste caso realmente é indicado o uso de uma tomada de uso exclusivo e deve ser dimensionada exatamente para o seu equipamento por um eletricista com conhecimento para tal.

Pela foto que anexou do quadro, ele aparenta ter o 220V pois usa um disjuntor bifásico. Mais uma vez o eletricista pode confirmar.

Ok?

Abraço

Paulo R. Cunha

Eng. Eletricista.

iCan Soluções Técnicas.

Responder
Edgard Santos
Particular - há 8 anos

Leonardo, pelo que entendi você ainda não sabe se em sua nova residência vai ter a tensão de 220V ( e é muito provável que tenha ). Caso não tenha, o aconselho a não usar transformador de energia elétrica. Chame um eletricista conhecido pois este tipo de serviço costuma ser relativamente simples. Com as dúvidas que você apresenta seria melhor não tentar fazê-lo.

Wellington Cunha
Particular - há 8 anos

Boa tarde,

você precisa verificar se o seu medidor elétrico é monofásico, bifásico ou trifásico.

Se for bifásico ou trifásico, é só contratar um eletricista para instalar um ponto de 220 v na tomada próxima ao seu forno.

Agora se seu medidor for monofásico, terá que optar por um transformador 110 / 220 v com uma potência um pouco maior do que a do seu forno.

Peterson
Particular - há 7 anos

Boa tarde.

também estou com essa duvida mais minha residencia não tem fiação de 220v, será que um transformador suportaria tocar um forno elétrico de boa?

Leandro Elisio Pacheco
Serviço Elétrcica em Geral (Ibirité, Minas Gerais) Serviço Elétrcica em Geral - há 8 anos

Bom dia, geralmente os novos apartamentos as construtoras usam duas ou três fases, fazendo o balanceamento das cargas, é bem provável que o seu apartamento seja dessa forma. Caso eles não deixem um ponto 220v é so contratar um eletricista para instalar um disjuntor bipolar e passar mais um cabo até a tomada que for ligar o forno.

Lembrando que você deve conferir junto a construtora se eles vão fazer o balanceamento de cargas usando mais de uma fase.

Responder
José Flávio Bertolini
Doctor Piso Piracicaba (Piracicaba, São Paulo) Doctor Piso Piracicaba - há 8 anos

Amigo, verifique e mostre sua necessidade a construtora de se ter este ponto elétrico, eu desconheço prédio que não tenham tomadas 220v... Caso não tenha como ser instalada, a saída é comprar um transformador de 110v para 220v... Vende em qualquer loja de materiais elétricos e também no mercado livre... Abraço.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região