Instalaçao monofasica , 3 kitinetes

Boa noite , minha duvida é quanto ao quadro de distribuição . Então , primeiro atravesso fio neutro pelas 3 kitinetes , após atravesso em paralelo com o neutro o fase . Até ai tudo ok . Em seguida , kit. 1 , desso com uma emenda no fase até interruptor , desse faço distribuição para chuveiro , lampadas , tomadas, etc. cada com um disjuntor com amperagem correta e tal . . Ok . , faço o mesmo procedimento para kit. 2 e 3 . Minha pergunta é .... eu posso usar o neutro pra tudo sem precisar passar por um barramento dentro da caixa de interruptores ? Ou qual a melhor maneira de fazer este tipo de instalação , já que não é a mais recomendada.

Instalaçao monofasica , 3 kitinetes

Boa noite , minha duvida é quanto ao quadro de distribuição . Então , primeiro atravesso fio neutro pelas 3 kitinetes , após atravesso em paralelo com o neutro o fase . Até ai tudo ok . Em seguida , kit. 1 , desso com uma emenda no fase até interruptor , desse faço distribuição para chuveiro , lampadas , tomadas, etc. cada com um disjuntor com amperagem correta e tal . . Ok . , faço o mesmo procedimento para kit. 2 e 3 . Minha pergunta é .... eu posso usar o neutro pra tudo sem precisar passar por um barramento dentro da caixa de interruptores ? Ou qual a melhor maneira de fazer este tipo de instalação , já que não é a mais recomendada.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Popczyk Marcelo Moreira

Cada residência deve possuir um quadro de distribuição independente assim como os cabos elétricos ( fase, neutro e terra) de forma também independente. Existe modelos de instalações elétricas disponíveis nas concessionárias de energia que te ajudam a ter uma noção melhor de como fazer esse tipo de instalação com segurança. Várias kitnetes se assemelham a uma vila com casas distintas, procure por esses modelos de instalações.

Responder
Leandro Lidizio
Lapel Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) Lapel Engenharia - há 7 anos

Jeferson, Você pode até fazer a distribuição do neutro sem passar pelo quadro, ficará funcional mas dificultará manutenções e ampliações futuras. Quanto à interligar 3 kitinets certifique-se que o dimeniosamento dos cabos e disjuntores estão bem dimensionados de acordo com a carga instalada.

Responder
ALAN MORAIS
Marido De Aluguel Akcm (Guarulhos, São Paulo) Marido De Aluguel Akcm - há 7 anos

Jeferson bom dia,

1º ponto:

a principio não se faz emendas nos cabos interligando umas residencia e outra; cada quitinete é uma dependência distinta logo precisa de um qdc individual.

Ao qdc de cada quitinete são necessários dois barramentos: de neutro e de aterramento, com exceção dos pontos de iluminação, cada fase que seguir para energizar outros outros dispositivos tais como tugs, tues, chuveiros, maquinas de lavar e etc, precisam de um condutor de aterramento em paralelo.

2º ponto..

o chuveiros, fornos microondas, torneiras elétricas ou seja, qualquer aparelho de faça consumo maior que 10a precisam de disjuntores individuais, assim seu circuito não apresenta perca significativa.

Alan Kardec C de Morais

eng. Eletricista

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região