Como isolar os chuveiros do circuito do restante do apartamento?

O eletricista que veio aqui reformar a rede elétrica colocou os chuveiros conectados no circuito do restante da casa, tudo no mesmo disjuntor. Acaba que o chuveiro, além de cheirar a queimado e derreter os fios, esquenta um ponto específico da casa e do disjuntor. Há pouco tempo tivemos um curto. Quando questionado sobre o isolamento do chuveiro do restante da casa, o eletricista disse que o meu apê é monofásico e que não tinha como separar os circuitos porque havia apenas um positivo. Não tenho conhecimento de elétrica, mas no quadro do apto. tem um disjuntor que recebe energia no quadro e outro disjuntor que é o utilizado na casa. O eletricista tem razão ou dá pra separar o chuveiro lá sim? A foto explica os dois disjuntores.

Como isolar os chuveiros do circuito do restante do apartamento?

O eletricista que veio aqui reformar a rede elétrica colocou os chuveiros conectados no circuito do restante da casa, tudo no mesmo disjuntor. Acaba que o chuveiro, além de cheirar a queimado e derreter os fios, esquenta um ponto específico da casa e do disjuntor. Há pouco tempo tivemos um curto. Quando questionado sobre o isolamento do chuveiro do restante da casa, o eletricista disse que o meu apê é monofásico e que não tinha como separar os circuitos porque havia apenas um positivo. Não tenho conhecimento de elétrica, mas no quadro do apto. tem um disjuntor que recebe energia no quadro e outro disjuntor que é o utilizado na casa. O eletricista tem razão ou dá pra separar o chuveiro lá sim? A foto explica os dois disjuntores.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

André Luiz Monteiro  Mendonça

Não, importa se é mono,bi, trifásico, calcula a demanda e dividi em circuitos, com especificação nos cabos por circuito, e se você a senhora contrataria urgente um verdadeiro eletricista, às vezes o barato sai caro, para evitar um eventual sinistro de incêndio.

Responder
Dyego Sampaio Pereira
Ds Soluções Elétricas (São Luís, Maranhão) Ds Soluções Elétricas - há 2 anos

Como vai Marcos Luiz !

sim é possível fazendo o correto dimensionamento do circuito que vai alimentar seu chuveiro, com os cabos adequados conforme a norma NBR 5410 e um disjuntor próprio bem dimensionado para proteção desse mesmo circuito.

dica : sempre bom no mercado quando for contratar um profissional de elétrica ou outra área buscar referências confiaveis para que você tenha um bom serviço prestado, sem problemas futuros.

espero ter comtribuido para sanar sua dúvida.

Responder
Everaldo Araújo - Arquitetura e Construção

Esperamos poder lhe ajudar na sua solicitação de orientação!

Resposta: Os circuitos de chuveiros, assim como de outros equipamentos de uso específicos, devem ter circuitos independentes, onde apenas a tomado para a ligação do item em questão ira se conectar diretamente a um disjuntor no quadro de distribuição, e chuveiro nunca pode ser ligado em com outros equipamentos e tomadas no mesmo circuito, por isso a necessidade de ser um profissional habilitado para realizar os serviços, pois mesmo que for um eletricista, ele tem que saber que não se liga o chuveiro no mesmo circuito que outros equipamentos e pelo que você mencionou, isso pode ocasionar um curto circuito e inicio de incêndio.

A nossa especialidade é a elaboração de projetos, obras e reformas de alto padrão, onde fornecemos desde serviços de Consultoria e Assessoria em Orçamentos e composições de custos finalizando com o planejamento e gerenciamento de obras, entre em contato e nosso corpo de arquitetos e engenheiros poderá lhe ajudar nas suas necessidades!

Esperamos poder ter lhe ajudado Marcos Luiz;

Araújo Correia – Assessoria e Construção

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Voce deverá refazer o quadro geral de distribuição e criar circuitos independentes para equipamentos especificos que puxam mais carga...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Guilherme Furtado
Guilherme Furtado (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul) Guilherme Furtado - há 2 anos

Bom dia Marcos, tudo certo?

Sim, é possível fazer a separação de circuitos, tanto para o chuveiro, quanto para o restante da casa. Para tal, primeiramente, é necessário que tanto a fiação quanto as proteções estejam dimensionadas corretamente e separadas no quadro geral (este da foto, que talvez precise de alguma reforma), para cada circuito e, além disso, também levantar se seu cabo alimentador da casa suporta realmente todas as cargas internas, antes de fazer qualquer coisa.

Recomendo, assim como o colega anterior, buscar por uma empresa qualificada que vá fazer toda esta análise.

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Marcos,

Será preciso realizar uma série de testes para checar as instalações elétricas do seu apartamento e determinar as intervenções necessárias para a regularização.

Recomendo que busque por empresas e profissionais que atuem com isso.

Pelos problemas que relatou é uma questão de segurança, isso pode evoluir para problemas maiores e ser foco de possível incêndio.

Espero ter ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região