Como proceder com a instalação elétrica em zona rural?

Bom dia, sou de Caratinga Minas Gerais, a situação e a seguinte: minha rede era monofásica em zona rural e é fim de rede, foi feita a mudança para bifásica e colocado um transformador de 15kva, gostaria de saber algumas informações a respeito do padrão que devo estar colocando para atender as especificações da Cemig, você pode me informar, certo?

O padrao deve ser de 7metros, e redondo neste caso, ou seria necessário o quadrado? E o disjuntor tem que ser o de 60?

Como proceder com a instalação elétrica em zona rural?

Bom dia, sou de Caratinga Minas Gerais, a situação e a seguinte: minha rede era monofásica em zona rural e é fim de rede, foi feita a mudança para bifásica e colocado um transformador de 15kva, gostaria de saber algumas informações a respeito do padrão que devo estar colocando para atender as especificações da Cemig, você pode me informar, certo?

O padrao deve ser de 7metros, e redondo neste caso, ou seria necessário o quadrado? E o disjuntor tem que ser o de 60?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Adson Breijão
Ampér Eficiência Energética (Fervedouro, Minas Gerais) Ampér Eficiência Energética - há 6 anos

Olá Gleisson é uma prazer poder lhe ajudar com sua dúvida!

Pelas informações que nos passou, parece que o senhor possui um transformador exclusivo em sua propriedade, sendo assim vai se enquadrar na faixa D4 da ND5.1 CEMIG, Disjuntor termo-manético bipolar de 70 amperes, condutor de 25mm², dois eletrodos de aterramento, caixa cm-2, instalados em poste PA5(aço) ou PC2(concreto).

lembrando que é imprescindível a mão de obra profissional nesta situação!

Esperamos que suas dúvidas tenham sido sanadas, e nos colocamos a disposição.

Ampér Eficiência Energética

Responder
Leonardo Alves Coelho
Lumiere Energia (Taguatinga, Distrito Federal) Lumiere Energia - há 6 anos

Gleisson,

Você deve contratar um profissional capacitado para fazer o projeto elétrico e calcular a carga que você necessita. Para depois dar entrada no pedido de ligação na CEMIG.

A Cemig irá analisar o pedido e verificar se na sua região será necessário fazer algum reforço caso seja o custo desse reforço é por sua conta.

Responder
Particular - há 6 anos

R: A concessionaria disponibiliza uma cartilha para tal orientação, mas lhe informo que sairia mais barato comprar pronto com empresas de poste padrão em sua cidade;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região