Como isolar uma fase da tomada?

Posso isolar uma fase da minha tomada 220v?

Minha rede era 127v e foi alterado o quadro do ap para 220v, então todas as tomadas ficaram bifásicas.

Como isolar uma fase da tomada?

Posso isolar uma fase da minha tomada 220v?

Minha rede era 127v e foi alterado o quadro do ap para 220v, então todas as tomadas ficaram bifásicas.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

MesclaHELP
Mesclahelp (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Mesclahelp - há 1 año

Sim, pode isolar uma das fases, verifique se tem um fio azul na caixinha, geralmente é o neutro, se fizeram a instalação da maneira correta. O azul junto com uma das fases pode ligar a tomada e vai dar 127 v.

Responder
Anderson Miranda
Idigital Empreiteira & Construção (Cotia, São Paulo) Idigital Empreiteira & Construção - há 1 año

Comece identificando o padrão de cabeamentos,

Se a instalação foi feita seguindo a norma, os cabos deverão estar derivados da seguinte forma:

Cabos Verdes - aterramento

Cabos Azuis - Neutro

Cabos de Outras Cores (preto, vermelho, branco, amarelo, marrom) - Fases

Identificando se existe esse padrão, você observa agora se existe os barramentos, para aterramento e neutro APENAS.

Se não houver barramentos, haverá um “fechamento” ou união do cabo azul que vem do medidos da rua para dentro do seu QDC (quadro principal).

Identificado os padrões, você conecta ou une todos os cabos azuis, deixando apenas os “demais coloridos” nos seus respectivos disjuntores.

Por padrão os disjuntores de 16 e 20A são para iluminação, os disjuntores de 25A para tomadas, podendo ser os de 20A para tomada tb !

Se não houver identificação no quadro, Será necessário fazer o teste com multímetro para aferir a voltagem que estarão chegando até às tomadas e seus respectivos cômodos.

Identifique tudo na medida que for aferindo, por partes.

Certifique-se de manter aparelhos desconectados das tomadas, ligar e desligar o disjuntor geral a cada “mudança” necessária. Se possível, contrate um profissional!

Responder
João Santos
JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica - há 1 año

Olá, Diego!

"Como isolar uma fase da tomada?

Posso isolar uma fase da minha tomada 220v?

Minha rede era 127v e foi alterado o quadro do ap para 220v, então todas as tomadas ficaram bifásicas."

Conforme sua descrição, a rede era 127V e um provável curioso fez alteração para 220V. Neste caso se percebe que a rede local se trata de uma rede monofásica/bifásica. Se faz necessário apenas a presença de um profissional eletricista treinado e qualificado, e este saberá identificar o circuito, isolar e ou torná-lo novamente rede com tensão 127V.

Fazemos atendimento em São Paulo/Região Metropolitana e municípios próximos, fale conosco!

Responder
Jose Elenilson Da Silva
Expande Serviços (Guarulhos, São Paulo) Expande Serviços - há 1 año

bom dia

pode sim isolar la no quadro de distribuição vc vai observar o circuito de tomada que esta em 220V retirar um fio do disjuntor e ligar este fio no neutro que fica no barramento do fio azul o barramento com fio verde é o terra vc vai ligar no fio azul.

Responder
Alcides Evangelista de Alcantara

Pode isolar e se quer 127 ,ligar com o neutro.

Responder
HRA Construções e Reforma

Bom dia !

Se a alteração foi feita no quadro você pode reverter retirando os fios que foram ligado no disjuntor e ligar no barramento de neutro novamente .

Geralmente o fio usado para neutro tem como padrão a cor azul .

Obs . Uma foto da montagem do quadro pode ajudar a identificar aonde foram feitas as alterações .

Responder
Rogerio Monteiro
Particular - há 1 año

Bom dia .

Meu amigo vc pode isolar sim sem problemas.. só precisa ver se essa fiação não dá continuidade para outra tomadas..e ter cuidado para não corta o fio e ficar sem energia nas outras tomadas..ok

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região