É possível verificar se esse levantamento de cargas está correto?

Estou fazendo um projeto e levantamento de cargas para um restaurante, queria saber se você pode dar uma olhada no levantamento abaixo e ver se está tudo certo.

Rodrigo Gera.

Desde já obrigado.

Equipamentos e carga

Iluminação 750 w

3 Expositores de bebidas 780 w Bipolar

1 Chapa elétrica 2.000 kW bipolar

1 Lava louças 10.000 kW tripolar

1 Ar condicionado 10.000 btus, 1.600 kW bipolar

2 Ar condicionado 24.000 btus, 6.400 kW bipolar

1 Ar condicionado 30.000 btus, 3.500 kW bipolar

2 câmaras frias 3.500 kW tripolar

1 Monta carga 4.000 kW tripolar

4 Balcões frigoríficos 4.000kW bipolar

2 Fornos combinado 15.700 kW tripolar

1 Refrigerador rápido 2.000 kW tripolar

Carga total: 69, 930 KW/87, 412 KVA.

Disjuntor geral: Carga 230 A, mais 25%, aplica - se um disjuntor de 287 A, arredondando para um disjuntor de 300 A.

Cabo de alimentação: 2 x 50 mm por fase ( fonte tripolar 220 vca).

É possível verificar se esse levantamento de cargas está correto?

Estou fazendo um projeto e levantamento de cargas para um restaurante, queria saber se você pode dar uma olhada no levantamento abaixo e ver se está tudo certo.

Rodrigo Gera.

Desde já obrigado.

Equipamentos e carga

Iluminação 750 w

3 Expositores de bebidas 780 w Bipolar

1 Chapa elétrica 2.000 kW bipolar

1 Lava louças 10.000 kW tripolar

1 Ar condicionado 10.000 btus, 1.600 kW bipolar

2 Ar condicionado 24.000 btus, 6.400 kW bipolar

1 Ar condicionado 30.000 btus, 3.500 kW bipolar

2 câmaras frias 3.500 kW tripolar

1 Monta carga 4.000 kW tripolar

4 Balcões frigoríficos 4.000kW bipolar

2 Fornos combinado 15.700 kW tripolar

1 Refrigerador rápido 2.000 kW tripolar

Carga total: 69, 930 KW/87, 412 KVA.

Disjuntor geral: Carga 230 A, mais 25%, aplica - se um disjuntor de 287 A, arredondando para um disjuntor de 300 A.

Cabo de alimentação: 2 x 50 mm por fase ( fonte tripolar 220 vca).

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Respostas úteis 2
Breno Alves
Engtec Serviços Elétricos (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Engtec Serviços Elétricos - há 7 anos

Bom dia, meu amigo, as potencias são compatíveis com os equipamentos citados por você, devemos lembrar que componentes que tenha motor elétrico ou resistência elétrica são componentes que deve ser muito bem dimensionado, nesses casos você deve usar Fator de potencia de cada componente deve separar corrente nominal da corrente de partida e corrente de projeto e trabalhar com fator de demanda da concessionaria, para poder gerar condutores e disjuntores. hoje em dia utilizamos tabelas pre dimensionadas para esses casos.

um ótimo livro que ajuda para esse tipo de caso Hélio crede 15 edição.

Um abraço. qualquer duvida estou a disposição.

Responder
Walder de Jesus
Urgência Construções Serviços e Manutenção (Araruama, Rio de Janeiro) Urgência Construções Serviços e Manutenção - há 7 anos

Boa tarde !sou técnico eletricista deu para entende claramente a solicitação do Rodrigo, sugiro que procure um profissional qualificado.

Para tais pergunta a resposta pode ser simples mais no seu caso estamos falando de responsabilidade .obs: energia e invisivel porém perigosa, todo cuidado e pouco.

Felipe Cruz
Particular - há 7 anos

Meu amigo bom dia! Em primeiro lugar tem que saber se é uma instalação nova ou já existente no local. Depois tem que fazer a planta elétrica e na planta elétrica o cálculo de cargas. Te aconselho contratar um engenheiro eletricista para fazer um diagrama elétrico e o eletricista executar o projeto. É assim que trabalho na rede globo! Somente esses dados não posso lhe passar nenhuma informação. Esse projeto somente realizo com um engenheiro elétrico. Muita responsabilidade, um erro é fatal!

Flávio Jacinto

Rodrigo, boa noite! Existem muitos dados incorretos no que diz respeito a watts e kw, nada grave mais creio que houve dúvidas como disse outro profissional 2 kw = 2.000 w e assim sucessivamente basta corrigir com calma paciência e segurança se precisar consulte um profissional qualificado. À disposição Flávio.

Responder
Newcrespo
Newcrespo Instalações e Manutenções Elétricas e Seguranças Cftv (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Newcrespo Instalações e Manutenções Elétricas e Seguranças Cftv - há 7 anos

Bom dia Rodrigo, em questão de do levantamento de carga esta correto, agora, você tem que verificar o Fator de Demanda, ou seja se todos os equipamentos vão estar ligados todos ao mesmo tempo, em uestão do cabo de alimentação é necessário avaliar outros fatores tipo, distancia da fonte geradora até ao quadro, tipo de encaminhamento se é por bandeja ventilada, eletroduto aparente ou subterrando, esses fatores influenciam em muito no dimensionando do condutor

Responder
Carlos Henrique Gomes Camito Camito

Boa Noite Rodrigo!

você realmente precisa de ajuda técnica, você escreveu 2000 kw em vez de 2 kw, você tem tençoes mono, bifásico e trifásica. e sua alimentação deve ser trifásica 220v. sua potencia conforme você escreveu bipolar e 18.280 w, o tripolar 25.200 w e o mono que eu agredido que deve ser 750 w. então a seu calculo esta todo errado. você tem que fazer esses cálculos respeitando os fatores de cada um, como motores, aquecimentos, ar condicionados e iluminação. depois tem cálculos como 3*V*amp*raiz3*pf =KVA . Entre en contato, eu ireu ao local para ajudar no projeto e execução conforme as normas ABNT - R 10 = 5410.

Responder
Jorge dos Santos Furtado

Caro colega, esta relação de equipamentos que voce expõe, é realmente que um restaurante usa em suas instalações. Gostaria de dar mais opiniões, mas, sem um projeto de instalção eletrica e um planta do local, só será possivel dar opiniões, somente.

Gostaria de maiores informações, para um estudos mais instrutural e tecnico.

Responder
Walder de Jesus
Urgência Construções Serviços e Manutenção (Araruama, Rio de Janeiro) Urgência Construções Serviços e Manutenção - há 7 anos

A todos os colegas deste site, boa tarde!

pessoal o Sr: Rodrigo simplesmente so pergunto a CARGA ele não perguntou sobre DEMANDA........e para que tanta pergunta sobre a instalação se e nova ou velha

. Eletrotécnico da URGÊNCIA CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS E MANUTENÇÃO.

Responder
José Roberto Alves de Souza

Bom dia, Sr Rodrigo o levantamento pode está correto , mesmo assim recomendo chamar um eletrotecnico ou eng. Eletricista, mas para diminuir os custos uma empresa resolve o problema é faz a obra. Estamos ao dispor: J.R. A Serviços Elétricos me

Responder
Max Leandro da Silva Alves e/ou Alessandro

Esa estalaçao ela é nova ou não

Responder
Allb soluções
Allb Soluções Técnicas (Rio das Ostras, Rio de Janeiro) Allb Soluções Técnicas - há 7 anos

Rodrigo,bom dia! só para lembrar 1 kw corresponde ha 1000 watts no caso da chapa elétrica não seria 2000 watts

Responder
Jorge Luiz Costa

Bom dia Sr Rodrigo a principio ta correto o Sr ja fez o Quadro de Carga onde são calculados os condutores a serem usado em cada aparelho como seus respectivos disjuntores é aconselhavel usar Disjuntor DR. Se possível fazer um projeto para ter estes todos os dados.

Responder
Andre Lopes
OHMS Serviços Elétricos em Geral (Rio das Ostras, Rio de Janeiro) OHMS Serviços Elétricos em Geral - há 7 anos

Bom dia Rodrigo, em questão de do levantamento de carga esta correto, agora, você tem que verificar o Fator de Demanda, ou seja se todos os equipamentos vão estar ligados todos ao mesmo tempo, em uestão do cabo de alimentação é necessário avaliar outros fatores tipo, distancia da fonte geradora até ao quadro, tipo de encaminhamento se é por bandeja ventilada, eletroduto aparente ou subterrando, esses fatores influenciam em muito no dimensionando do condutor

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região