Monofásico ou bifásico? Como saber qual escolher?

Ligação 220v: como saber se preciso monofásico ou bifásico? Para ar condicionado (1200 W) + chuveiro (6800 W). Tenho energia 110v monofásico em todo o apartamento, mas quero habilitar pontos em 220v apenas para estes equipamentos (ar condicionado e chuveiro). Obs: todos os outros pontos (todas tomadas) quero que sigam acessando apenas 110v como antes. Mas a distribuidora está perguntando se prefiro 220v em monofásico ou 220v bifásico. Qual dessas opções devo escolher?

Monofásico ou bifásico? Como saber qual escolher?

Ligação 220v: como saber se preciso monofásico ou bifásico? Para ar condicionado (1200 W) + chuveiro (6800 W). Tenho energia 110v monofásico em todo o apartamento, mas quero habilitar pontos em 220v apenas para estes equipamentos (ar condicionado e chuveiro). Obs: todos os outros pontos (todas tomadas) quero que sigam acessando apenas 110v como antes. Mas a distribuidora está perguntando se prefiro 220v em monofásico ou 220v bifásico. Qual dessas opções devo escolher?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 2
Eduardo Vituri
Evec Engenharia E Comércio (Campo Limpo Paulista, São Paulo) Evec Engenharia E Comércio - há 2 anos

Se for solicitado 220V monofásico, só será possível ter apenas essa tensão em sua residência, pois neste caso ele só é bifásico com a tensão de 380V entre fases, padrão de tensão muito utilizado nas indústrias, mas totalmente incompatível com equipamentos domésticos.

Ao solicitar 220 bifásico, é possível obter essa tensão entre 2 fases e entre fase e neutro, a tensão de 127V.

Responder
Leandro Caetano de Souza

Boa tarde, Leandro. Você deve se dirigir à concessionária da sua região, a fim de entrar com o pedido de "aumento de carga", que passará seu monofásico para bifásico, no padrão (contador de consumo elétrico) estabelecido na região. Feito isso contrate um bom eletricista para dimensionar e distribuir um circuito SOMENTE para o chuveiro e outro para o condicionador de ar.

Alessandro Araujo Lima

Não sei qual região você mora, mas se a distribuidora te deu as duas opções, peça bifásico.

A rede será composta de duas fases de 127V + neutro.

Assim, você só precisa chamar um eletricista para verificar a rede interna, e fazer a conversão necessária, apenas para o ar-condicionado e o chuveiro.

Observação: precisa verificar os equipamentos se são bivolt ou se já são 220V realmente.

Responder
Mescla
Particular - há 2 anos

Com certeza solicite 220 bifásico que significa que 2 fios chegam da concessionária em 110v e um com 0v, dando a vc flexibilidade para continuar com as tomadas do jeito que estão e pra instalar novos equipamentos como forno, torneira de agua quente, etc. fica a dica MesclaHelp

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Leandro,

Como você quer manter a alimentação 127V para seus equipamentos, você deve pedir a alimentação 220V bifásico, desta forma, a concessionária irá te atender com 3 fios, sendo eles Fase, Fase e Neutro. Você terá a tensão de 220V quando ligar os equipamentos com 2 Fases e terá tensão 127V quando ligar os equipamentos com 1 Fase e 1 Neutro.

Na opção 220V monofásico a concessionária irá te atender com 2 fios, sendo eles Fase e Neutro. Você terá a tensão de 220V entre a Fase e Neutro, não sendo possível obter a tensão de 127V.

Recomendo que solicite a um eletricista que verifique a sua instalação, para validar as interligações e fazer possível correções nos circuitos.

Espero ter ajudado.

Responder
JUAD Pintura, Instalação & Manutenção
JUAD Pinturas, Instalações e Manutenções (Suzano, São Paulo) JUAD Pinturas, Instalações e Manutenções - há 2 anos

Chamar um profissional da área. E verificar se tem bifásico na residência. E verificar se os eletrodomésticos são 110v ou 220v.

ELÉTRICA SO PODE SER FEITA PRO PROFISSIONAL QUALIFICADO

Responder
Aliancon Construção & Reformas -Limpeza de Conndomínios

Boa Tarde Leandro

Toda Instalação elétrica deve ser feita Independente uma da Outra

No seu caso seria Ligação direto dos quadro de energia de 220v para seu Chuveiro se o seu ar Condicionado for 110v/220 também deve ser feita didreta do quadro lembrando que : Ligação 220 fio de 4mm 110 2,5mm

Cuidado .ELÉTRICA SO PODE SER FEITA PRO PROFISSIONAL QUALIFICADO

Grato . José Carlos

Responder
Rafael Dias Sartorelli
Rds. Engenharia (Osasco, São Paulo) Rds. Engenharia - há 2 anos

Para o chuveiro e para o ar condicionado como são equipamentos com potencia alta recomendo colocar 220v bifásico ( 2 fase 127v + 1 neutro) Isso diminui a corrente consumida pelos equipamentos e diminui a bitola do fio. Sendo também o mais comum para casas e apartamentos. A rede 220v monofasica, vc vai ter 220v em todo o apartamento, pois ela vai chegar 1 fase 220v e 1 neutro. De qualquer forma não esqueça de fazer um bom aterramento elétrico.

Responder
Abstract Construções
Abstract Construçao Civil. (Mogi Guaçu, São Paulo) Abstract Construçao Civil. - há 2 anos

Bom dia.

Chamar um profissional da área. E verificar se tem bifásico na residência. E verificar se os eletrodomésticos são 110v ou 220v.

Se não ainda não comprou o ar condicionado. Aconselho por 220 v

Como o chuveiro e um item que consome bem. Usar 220 v.

Obs: calcular a bitola da fiação e distância.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região