Como posso fazer um painel com ligação automática?

Estou fazendo um armazenamento de energia transformando uma bateria de 12v em 220v a partir de um inversor. Minha dúvida é, como posso fazer um painel que identifique que está sen energia e liguei automaticamente a energia da bateria?

Como posso fazer um painel com ligação automática?

Estou fazendo um armazenamento de energia transformando uma bateria de 12v em 220v a partir de um inversor. Minha dúvida é, como posso fazer um painel que identifique que está sen energia e liguei automaticamente a energia da bateria?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 1
Jarbas B Damasceno
Momsat Multi-Serviços (Mogi das Cruzes, São Paulo) Momsat Multi-Serviços - há 5 anos

caro amigo,nao sei se vc já é do ramo;pois ,aqs suas informações e o proposito disto,e apenas teorico(experiencias)pois,nao sabemos oque(potencia\w ou kw,x amperagens em DC\AC vc vai alimentar;Ex,lâmpadas)li outras respostas,todas sao validades,mas questionam oque vc vai alimentar ,o ideal ,envolve conhecimento pleno de Eletrica de potencia e eletronica(automatização e segurança)Ok,boa sorte.

Responder
Jarbas B Damasceno
Momsat Multi-Serviços (Mogi das Cruzes, São Paulo) Momsat Multi-Serviços - há 5 anos

Caro Luan;caso minha resp.lhe foi util,e vc não é um aventureiro,aqui vai uma aplicação pratica,temos em muitas de nossas igrejas(CCB)um simples sist."No Break"p.aliment.lampadas fluoresc.20w,com uma ,ou mais,bat.12V e um carregador(peq.central de luz de emergencia)q.recebe as duas aliment.12\220V)ja pronto,de lojas,com fusiveis,sinaliz.LED,e ch.bivolt automatica\interruptores;se vc ja é um prest.de serviços,ou ,pretende ser;se não;LEIA tudo q.vc encontrar sobre No-Breaks;Fontes chaveadas,Reles e contatores(comandos elétricos)espero ter lhe ajudado;abs.

José Lucilio Martins Ramos
Eletromatic (Ubatuba, São Paulo) Eletromatic - há 5 anos

caro amigo, Luan voce pode montar um painel Automatico com 2 chaves contatora conforme a descricão do colega Ivanilson Medeiros , porem voce precisa calcular a carga das baterias . e o tempo que voce vai depender desta carga , se for suficiente. voce pode tambem monitorar o sistema por aplicativo on line porem vai acrecentar custos ,se for o caso,? qualquer duvisa conte comigo.

Responder
Elison dos Santos Nogueira
Esn Instalações Elétricas (Serra, Espírito Santo) Esn Instalações Elétricas - há 5 anos

De forma mais barata pode ser utilizado um contator as fases da rede pode estar nos contatos normal aberto e das baterias nos contatos normal fechado e o contator sendo alimentado pela rede assim quando faltar fase( não ter energia) os contatos normal fechado irão fechar e alimentar seu circuito

Responder
Márcio Araújo Santana
Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) - há 5 anos

Bom dia sr. Luan:

Tente utilizar um relé de falta de fase para acionar o comando necessário. Também pode ser utilizado várias outras possibilidades, vai depender muito do custo disponível para o sistema funcionar o melhor possível.

Consulte sempre um profissional eletricista.

Boa sorte!

Responder
Ivanilson Medeiros
Instalações Elétricas E Automação (Itu, São Paulo) Instalações Elétricas E Automação - há 5 anos

Faça um comando com 2 contatores, o contator 1 vai receber energia da rede , e o 2 da bateria, vc coloca 1 contato normalmente fechado do contator 1 comandando o contator 2 , assim sempre com o contator 1 energizado ele ficará aberto , porém, se faltar energia ele fechará novamente liberando a energia para o contador 2 ,

Lembrando , que a alimentação de bobina dos contatores deve ser em corrente contínua, para usar a energia da própria bateria , para acionar os contatores . Quando faltar energia .

Responder
Ivanilson Medeiros
Instalações Elétricas E Automação (Itu, São Paulo) Instalações Elétricas E Automação - há 5 anos

Faça um comando com 2 contatores, o contator 1 vai receber energia da rede , e o 2 da bateria, vc coloca 1 contato normalmente fechado comandando o contator 2 , assim sempre que energizado ele ficará aberto , porém, se faltar energia ele fechará novamente liberando a energia para o contador 2 ,

Lembrando , que a alimentação dos contadores deve ser em corrente contínua, para usar a energia da própria bateria , para acionar os contatores . Quando faltar energia .

Responder
Julio Cesar
Jcvc Instalações Elétricas- Civil - Hidraulica (Osasco, São Paulo) Jcvc Instalações Elétricas- Civil - Hidraulica - há 5 anos

Facil. Tente fazer com 2 contator um 220v. E um

Quando ele desligar por falta de energia 220v da rede . Liga o de 220v do inversor. Facil.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região