Que fios usar para ligar forno industrial?

Tenho um forno industrial de 6000W, 220v, e o chicote tem fio de 4mm. Posso comprar um cabo pp de 4MM e levar até o poste (continuando a bitola que já vem nele)? São cerca de 30 metros de distância.

Ou preciso usar uma bitola maior, de 6mm ou 8mm?

Que fios usar para ligar forno industrial?

Tenho um forno industrial de 6000W, 220v, e o chicote tem fio de 4mm. Posso comprar um cabo pp de 4MM e levar até o poste (continuando a bitola que já vem nele)? São cerca de 30 metros de distância.

Ou preciso usar uma bitola maior, de 6mm ou 8mm?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Comasco,

O dimensionamento dos condutores leva em conta uma análise mais apurada, apenas com estes dados não é possível responder sobre isso.

Você também precisa verificar se a instalação elétrica atual suporta o acréscimo desta carga.

Recomendo que solicite a um eletricista que verifique a sua instalação elétrica, ele terá condições de apontar os meios mais seguros e econômicos para atender a essa necessidade.

Espero ter ajudado.

Responder
Fábio  Benedito de Souza

Bom pelo que eu entendi ele quer levar até o poste de luz sendo desnecessário por este motivo indiquei o quadro de distribuição para analisar melhor teria que ver fotos ou presencial. Mais já da para ele ter um segmento.

Responder
Imperio Solar Soluções em Energia Solar

Bom dia, segue uma tabela referência, que você pode usar, ainda faltam nela alguns detalhes (se é por conduite ou externo, qtd de circuitos, etc) ... mas já é uma ajuda. Veja que a distância impacta muito na bitola do cabo.

Responder
Francisco Holanda Do Vale
Holanda Instalações Eletricas Hidráulicas Ltda Me (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Holanda Instalações Eletricas Hidráulicas Ltda Me - há 2 anos

Bom dia comasco como ja foi falado pelos os colgas o cabo de 6mm é suficiente para atende-lo desde que seja um cabinho Epr de 600kv a 1kv.Em função da distancia.e um circuito independiente para o forno.

Responder
Guilherme Bizerra
Sl - Engnharia Elétrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sl - Engnharia Elétrica - há 2 anos

Ola. Bom dia.

Para esse sistema 6000w em 220 da um total de 28A no cabo, que é o limite.

Entao o ideal seria usar o de 6mm, como são apenas 30 metros a queda de tensão nesse cabo, ficara em 1,87%

Seguindo as fórmulas de queda de tensao.

O limite para esse sistema é 3%.

Portanto o cabo de 6mm te atende perfeitamente.

Usando um disjuntos de 32A.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região