Como fazer a ligação do QDC?

Posso alimentar o qdc com 2 fases 10mm e deixar o neutro com 6mm? Pq as fases de 10 mm seria para o chuveiro que não usa neutro

Como fazer a ligação do QDC?

Posso alimentar o qdc com 2 fases 10mm e deixar o neutro com 6mm? Pq as fases de 10 mm seria para o chuveiro que não usa neutro

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
Custódio dos Santos
Custódio dos Santos (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Custódio dos Santos - há 8 meses

se vc vai alimentar um QDC, com Cabo de 10mm com duas fase, o neutro tem que ser igual, pq se vc precisar alimentar um equipamento de 110V, com uma potência de 5.500W, uma é 10m e o neutro tem que ser de 10mm, por isso é que não pode passar duas fases de 10m e o neutro de 06mm,

Responder
Breno Fabio
Breno Manutenções (Guarulhos, São Paulo) Breno Manutenções - há 8 meses

Boa pergunta mas mesmo sabendo que o chuveiro não utiliza neutro é de se pensar que o restante da residência por sua vez utiliza 01 neutro para as 02 fases ao dimensionar com isso e conforme a norma é obrigatório que o neutro tenha a mesma secção das fases.

Responder
Jhonas Anastacio
Jhonas Anastacio (Porto Feliz, São Paulo) Jhonas Anastacio - há 8 meses

Não, as bitolas tem que ter a mesma medida e para um Quadro de Distribuição Central (QDC) , voce precisa trazer uma fiação pelo menos igual a da entrada de força ;No caso da maioria das residencias seria16mm.

Desse ponto voce dimensiona o circuito, no caso do chuveiro se for ate 6,8kW e uma distancia inferior a 20m pode usar 6mm; uma distancia maior ou uma potencia maior o recomendado é 10mm.

Responder
Paulo Justino Da Silva
Paulo Justino Da Silva (Guarulhos, São Paulo) Paulo Justino Da Silva - há 8 meses

De acordo com a NBR 5410,num circuito trifásico num fala se deve ou não, considerando que as fases são equilibradas.Ja no circuito bivolt a corrente de fase é igual a corrente de neutro ,por isso a cecao transversal tem que ser iguais.

Responder
Carlos Eduardo Gayotto Gayotto
Carduga Eletrica (Cerquilho, São Paulo) Carduga Eletrica - há 8 meses

vem do padrao as 2 ou 3 fases o neutro e o terra dai no quadro de distribuiçao da casa vc liga no geral do quadro e dali vc distribui para casa 2 pro chuveiro se for 220 1 tomada de uso geral 1 tomada pra uso especifico 1 luz e um pra torneira eletrica no minimo (com 1 fase e monofasico 2 fase bifasico 3 fase trifasico

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região