Como funciona a conexão em rede elétrica dos aparelhos?

Bom dia, gostaria de saber porque um liquidificador(exemplo) pode ser ligado na tomada sem obrigatoriamente saber onde está o positivo e negativo. É um ar condicionado (exemplo) deve ser ligado obrigatoriamente positivo no positivo e negativo no negativo?

Como funciona a conexão em rede elétrica dos aparelhos?

Bom dia, gostaria de saber porque um liquidificador(exemplo) pode ser ligado na tomada sem obrigatoriamente saber onde está o positivo e negativo. É um ar condicionado (exemplo) deve ser ligado obrigatoriamente positivo no positivo e negativo no negativo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Luiz Augusto
Luiz Augusto Eletricista (Cabo Verde, Minas Gerais) Luiz Augusto Eletricista - há 6 anos

A definição de positivo e negativo é dada apenas em fontes com tensão contínua, ou seja, baterias, pilhas, carregadores de baterias, e assim por diante.

No caso de nossas residencias, a ideia de polaridade não é bem vista, pois, a energia fornecida pela concessionária não é contínua, como as pilhas e baterias, mas sim ALTERNADA, mudando a polaridade varias vezes por segundo, algumas vezes ficando até sem polaridade(mas fique tranquilo, isso é tanto normal quanto essencial para o funcionamento).

Por tal motivo, não há a necessidade da preocupação quanto a inversão da ligação (na maioria dos casos).

OBSERVAÇÃO:

Sempre, antes de ligar o equipamento na eletricidade, leia o manual de instalação, caso haja a dúvidas ou a necessidade de intervenções na instalação elétrica, procure um profissional capacitado de sua confiança.

Responder
Particular - há 6 anos

R: A alimetação é feita de tensão e a combinação dos fios geram o 220 V (2 fases) ou o 110V (uma fase e o neutro)

A disposição;

Diogenes Gonçalves
Digital (Piracicaba, São Paulo) Digital - há 6 anos

Aparelhos eletrodomésticos tem o seu funcionamento devido a corrente alternada, dessa forma não e necessario que se saiba a sua polaridade devido a variação, o que você deve se atentar e quanto a tensão indicada no aparelho, se indicar 220V, usar apenas em 220, pois caso use em 127V irá danificar o seu aparelho da mesma forma que o contrário, caso seja de 127.

Quanto ao ar condicionado, não tenho por conhecimento que ele tenha polaridade porém é indicado que ele tenha um disjuntor proprio devido a potência e para não prejudicar a rede elétrica residencial.

Responder
Cristiano Paim
Particular - há 6 anos

todos os equipamentos antes deserem ligados devem ser conferida a sua potencia e a tensao da rede

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região