Posso ligar chuveiro e dois ar-condicionado em monofásico?

A situação é a seguinte: aqui em casa é trifásico, no andar dos quartos (casa alugada) só chegou uma fase em fio de 10mm² e desce outro como neutro de 10mm² que é ligado ao neutro da concessionária.

Temos dois ar, um de 10000 btus e um de 7500 e dois chuveiros de 5500 watts.

Os ar condicionado ficarão ligados durante a noite ao mesmo tempo, os chuveiros ninguém toma banho ao mesmo tempo. No máximo o que pode ocorrer é 2 ar ligados a noite e alguém tomar banho utilizando assim um chuveiro + uma tv 65' de cerca de 200watts ligada e outra muito menor que deve ter menos que 100watts de potência.

Gostaria de saber se dessa forma pode continuar ou tem que ser bifásico?

Fios do banheiro são de 6mm.

ar condicionado 2,5mm.

Desde já, agradeço.

Posso ligar chuveiro e dois ar-condicionado em monofásico?

A situação é a seguinte: aqui em casa é trifásico, no andar dos quartos (casa alugada) só chegou uma fase em fio de 10mm² e desce outro como neutro de 10mm² que é ligado ao neutro da concessionária.

Temos dois ar, um de 10000 btus e um de 7500 e dois chuveiros de 5500 watts.

Os ar condicionado ficarão ligados durante a noite ao mesmo tempo, os chuveiros ninguém toma banho ao mesmo tempo. No máximo o que pode ocorrer é 2 ar ligados a noite e alguém tomar banho utilizando assim um chuveiro + uma tv 65' de cerca de 200watts ligada e outra muito menor que deve ter menos que 100watts de potência.

Gostaria de saber se dessa forma pode continuar ou tem que ser bifásico?

Fios do banheiro são de 6mm.

ar condicionado 2,5mm.

Desde já, agradeço.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Douglas Silva de Araujo

Bom dia Cristiano

Como o meu colega acima nos antecipou, precisaria de 3 Djuntores bipolares, 2 para os Ar condicionado e 1 para o chuveiro, deixando uma corrente balanceado e sem nenhuma dor de cabeça futura, pois a sobrecarga, além de danificar a vida útil dos equipamentos, pode também, derreter o condutor, gerando fuga de corrente, curto circuito ou até mesmo um incêndio.

Responder
East Engenharia
East Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) East Engenharia - há 3 meses

Olá tudo bem!

Então a forma como está sendo utilizado os equipamentos vão funcionar mais não é algo seguro para residência,ainda tendo uma sobre carga, o ideal é fazer circuitos separados e como vc tem o trifásico derivar o bipolar ara o ar e com isso vc tem uma vida útil melhor dos equipamentos e mais segurança para no correr um risco de incêndio

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região