Tem algo errado na instalação do meu chuveiro?

Tenho instalado em minha casa uma ducha lorenzeti jet turbo, sua resistencia queimou e abri para trocar, para isso desliguei o disjuntor geral, pois nao sei exatamente qual é o da ducha.

A resistencia que comprei estava errada, e por isso deixei a ducha aberta sem agua, e sem resistencia.

Como ia sair tornei a ligar o disjuntor geral, mas a energia da casa nao voltou. Apenas a da lavanderia, ar condicionado e microondas.

Fiquei intrigado, tirei a tampa e tudo estava devidamente conectado... Então pensei em montar a nova resistencia, fiz isso e a luz voltou... tornei a esgotar a agua da ducha e a energia não voltou...

Porque? Tem algo errado na instalação? Sou mecanico de autos (sei o minimo de eletrica) e visualmente a instalação é muito bem feita, e com materiais de qualidade, barramento e disjuntores dim todos novos, fios de bitolas recomendadas, e disjuntores bem dividos.

Tem algo errado na instalação do meu chuveiro?

Tenho instalado em minha casa uma ducha lorenzeti jet turbo, sua resistencia queimou e abri para trocar, para isso desliguei o disjuntor geral, pois nao sei exatamente qual é o da ducha.

A resistencia que comprei estava errada, e por isso deixei a ducha aberta sem agua, e sem resistencia.

Como ia sair tornei a ligar o disjuntor geral, mas a energia da casa nao voltou. Apenas a da lavanderia, ar condicionado e microondas.

Fiquei intrigado, tirei a tampa e tudo estava devidamente conectado... Então pensei em montar a nova resistencia, fiz isso e a luz voltou... tornei a esgotar a agua da ducha e a energia não voltou...

Porque? Tem algo errado na instalação? Sou mecanico de autos (sei o minimo de eletrica) e visualmente a instalação é muito bem feita, e com materiais de qualidade, barramento e disjuntores dim todos novos, fios de bitolas recomendadas, e disjuntores bem dividos.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Hipolito José de Oliveira Pinto

Prezado sr. Rodrigo, como pode constatar a aparência não é garantia de qualidade e como mostram as várias soluções propostas várias são também as possibilidades de defeito. O sr. tem projeto? Recomento a contratação de um engenheiro para revisar ou fazer um novo projeto e garantir a execução correta da instalação.

Responder
Carlos Vizartt

boa noite.

me parece que luminárias e tomadas de alguns setores da residência estão ligadas no mesmo dijuntor do chuveiro.

recomendo fazer separação, colocando um dijuntor exclusivo para o chuveiro.

Responder
Cosme José Almeida de Souza
Cosme José Instalaçoes Hidraúlicas, Elétricas & Reformas em Geral (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Cosme José Instalaçoes Hidraúlicas, Elétricas & Reformas em Geral - há 6 anos

Como eu falei tem chamar um técnico que entenda de hidráulica e elétrica para descobrir o defeito e corrigir para evitar um transtorno maior.

Responder
Cosme José Almeida de Souza
Cosme José Instalaçoes Hidraúlicas, Elétricas & Reformas em Geral (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Cosme José Instalaçoes Hidraúlicas, Elétricas & Reformas em Geral - há 6 anos

O seu chuveiro elétrico,tem que fazer uma verificação no seu circuito elétrico. Ele pode estar com os contatos com defeito,mais principalmente pode ele deve estar com o disjuntores não adequado junto com s fiação incorreta tudo tem haver com potência de cada de cada chuveiro aterramento e pressão de água também influi. Pouca água no chuveiro pode queimar o seu chuveiro costatemente direto. Obs: eu como tecnico em eletrica e gás e hidráulica, eu sugiro uma verificação bem menusiosa em toda sua instalação de água. E da elétrica com um técnico experiente e resolver o problema de forma que não venha causa um curto circuito na instalação.

Responder
Gilberto Martins
Particular - há 6 anos

Está dando retorno pelo chuveiro, chuveiro ligado tudo funciona, chuveiro desligado nada funciona. Verifique o disjuntor de alimentação do chuveiro, uma das fases não está chegando, se não for, verificar o disj. de entrada.

Márcio Araújo Santana
Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) - há 6 anos

Sr. Rodrigo. Ao que tudo indica, pelo relato, pode ter ocorrido a interrupção do condutor neutro em alguma parte do circuito. Necessario efetuar alguns testes. Agende uma visita com um profissional eletricista.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Tudo indica que seja um curto na tomada do chuveiro, que interfere no circuito de alimentação de iluminação e/ou tomadas...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região