Como saber se o medidor de energia esta com problema?

Gostaria da informação conforme abaixo. Minha conta de energia de novembro teve um aumento de 300% já a de janeiro um aumento 1.200%. Pedi um eletricista para verificar e esta tudo normal na minha instalação, ele verificou na entrada da energia da residência saindo do padrão de luz com Alicate Amperímetro e esta tudo normal, segundo ele o medidor esta com problemas. A instalação de minha residência é Bifásica. Quando o medidor de energia era analógico durante 30 anos nunca deu problemas, após mudar para o digital é a segunda vez que ocorre. Estou enviando em anexo foto do medidor e me parece que falta a saída do neutro para a residência, entram três fios e saem apenas dois. Favor me orientar . Achiles.

Como saber se o medidor de energia esta com problema?

Gostaria da informação conforme abaixo. Minha conta de energia de novembro teve um aumento de 300% já a de janeiro um aumento 1.200%. Pedi um eletricista para verificar e esta tudo normal na minha instalação, ele verificou na entrada da energia da residência saindo do padrão de luz com Alicate Amperímetro e esta tudo normal, segundo ele o medidor esta com problemas. A instalação de minha residência é Bifásica. Quando o medidor de energia era analógico durante 30 anos nunca deu problemas, após mudar para o digital é a segunda vez que ocorre. Estou enviando em anexo foto do medidor e me parece que falta a saída do neutro para a residência, entram três fios e saem apenas dois. Favor me orientar . Achiles.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Gildasio  da paz gomes

Bom dia amigos, pelos relatos acima, tudo indica que seja um defeito interno do rélogio, pois fuga de energia nos cabos da rua não seria contabilizada ja que o relogio faz a leitura das grandezas que passam por ele, fuga de energia interna é pouco provavel porque pra gerar um aumento de 1.200% sobre a conta de energia significa que seria um valor alto de corrente em um fluxo continuo e de valor consideravel, se fosse esse cenario, seria identificado na avaliação realizada por nosso colega, como foi dito, ele usou o multimedidor e não foi detectado nada.

Recomendo abrir um protocolo de avaliação de sua instalação junto a concessionaria local ok

Se achar por bem, procure a GPG Engenharia por aqui mesmo, prestamos apoio nessa parte também

Abraço

Responder
Achilles de Holanda Silva
Particular - há 1 año

Gildásio obrigado pelas informações. Já encaminhei minha reclamação aos setores da empresa e estou aguardando . Há mais ou menos 2 anos houve o mesmo problema, minha conta teve um aumento de consumo mensal e chegou a mais ou menos 1.030kwh., a empresa trocou o medidor no mês seguinte a minha conta veio com o consumo de 120kwh. que é o normal , a minha média é de até 130kwh, antes de dar este problema atual teve mês que o medidor marcou o consumo de 80kwh. que também está errado pois é muito baixo. Eu acompanho a medição no dia à dia, tem dias que o consumo é de 5kwh. e em outros chega a 50kwh. Obrigado pela ajuda e parabéns pelo seu conhecimento na área. Abraços. Acilles.

Achilles de Holanda Silva
Particular - há 1 año

Amigos. A instalação elétrica de minha residência foi toda testada e não apresentou nenhum problema. O eletricista testou os fios de saída do medidor com Alicate Amperímetro e não apresentou nenhum problema esta tudo normal. Acompanho e anoto todos os dias o consumo, meu consumo diário sempre foi 4,00kwh por dia e no medidor tem dias que marca 4,00kwh e tem outros que marca 50,00kwh, mesmo que houvesse uma fuga que não existe, é impossível a mesma chegar a 1.200 kwh mês que equivale em média como se eu usasse : 10 chuveiros, 10 geladeiras, 10 Tvs., 100 lâmpadas....etc.etc. ao mesmo tempo. Segundo os técnicos da Eletropaulo a fuga pode aumentar em até 30% o consumo de energia e em alguns casos pode chegar em até 50%.....agora...aumentar em 1.111%....é impossível. Tomei todas as medidas estou aguardando retorno da distribuidora. Grato a todos.

Sergio Jose Correia
Serjvicos (Glicério, Rio de Janeiro) Serjvicos - há 1 año

Passos à seguir

Abra uma reclamação na concessionária pedindo uma vistoria com manutenção e laudo e depois contrate um profissional qualificado porque você só consegue resolver no Procon caso seja erro na concessionária com os dois laudos profissional e concessionária

Fico à disposição

Responder
JaLuz Elétrica
Janailson Eletricista (Osasco, São Paulo) Janailson Eletricista - há 1 año

Bom dia Achiles, no quadro de disjuntor... faça o teste de desligar todos os disjuntores deixando a casa totalmente sem energia...., e acompanhar se mesmo com tudo desligado há algum consumo no relógio.... a fuga de corrente pode estar acontecendo antes mesmo de chegar ao seu quadro de distribuição. Agora para o quadro de distribuição é recomendável a instalação do DDR - Disjuntor Diferencial Residual, dispositivo que tem como função detectar fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação evitando perda de energia e o melhor protegendo contra acidentes como choques.

Responder
Francisco Alves Maciel
F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. - há 1 año

Deve estar ocorrerendo fuga de corrente o ideal será fazer um quadro de distribuição interna com todos os circuitos elétricos identificados com as proteções corretas para evitar definitivo com o problema se precisar de alguma coisa só procurar a minha filha no site habitissimo que vai me encontrar lá obrigado.

Responder
Fabio Morais
Ffmorais Serviços Elétricos. (Jundiaí, São Paulo) Ffmorais Serviços Elétricos. - há 1 año

Através testes simples e possível checar se o relógio danificou ou se existe fuga no sistema elétrico ou em um equipamento como chuveiro .

Sugiro que seja instalado no quadro uma idr (disjuntor que gerencia fulgas) para verificação e constatação da fulga visando que não ocorra no futuro.

Ja vi casos que o chuveiro estava com contatos e resistência ruim o que causava aumento significativo na conta.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região