Gostaria da informação conforme abaixo. Minha conta de energia de novembro teve um aumento de 300% já a de janeiro um aumento 1.200%. Pedi um eletricista para verificar e esta tudo normal na minha instalação, ele verificou na entrada da energia da residência saindo do padrão de luz com Alicate Amperímetro e esta tudo normal, segundo ele o medidor esta com problemas. A instalação de minha residência é Bifásica. Quando o medidor de energia era analógico durante 30 anos nunca deu problemas, após mudar para o digital é a segunda vez que ocorre. Estou enviando em anexo foto do medidor e me parece que falta a saída do neutro para a residência, entram três fios e saem apenas dois. Favor me orientar . Achiles.
Como saber se o medidor de energia esta com problema?
Gostaria da informação conforme abaixo. Minha conta de energia de novembro teve um aumento de 300% já a de janeiro um aumento 1.200%. Pedi um eletricista para verificar e esta tudo normal na minha instalação, ele verificou na entrada da energia da residência saindo do padrão de luz com Alicate Amperímetro e esta tudo normal, segundo ele o medidor esta com problemas. A instalação de minha residência é Bifásica. Quando o medidor de energia era analógico durante 30 anos nunca deu problemas, após mudar para o digital é a segunda vez que ocorre. Estou enviando em anexo foto do medidor e me parece que falta a saída do neutro para a residência, entram três fios e saem apenas dois. Favor me orientar . Achiles.
10 Respostas
Bom dia amigos, pelos relatos acima, tudo indica que seja um defeito interno do rélogio, pois fuga de energia nos cabos da rua não seria contabilizada ja que o relogio faz a leitura das grandezas que passam por ele, fuga de energia interna é pouco provavel porque pra gerar um aumento de 1.200% sobre a conta de energia significa que seria um valor alto de corrente em um fluxo continuo e de valor consideravel, se fosse esse cenario, seria identificado na avaliação realizada por nosso colega, como foi dito, ele usou o multimedidor e não foi detectado nada.
Recomendo abrir um protocolo de avaliação de sua instalação junto a concessionaria local ok
Se achar por bem, procure a GPG Engenharia por aqui mesmo, prestamos apoio nessa parte também
Abraço
Gildásio obrigado pelas informações. Já encaminhei minha reclamação aos setores da empresa e estou aguardando . Há mais ou menos 2 anos houve o mesmo problema, minha conta teve um aumento de consumo mensal e chegou a mais ou menos 1.030kwh., a empresa trocou o medidor no mês seguinte a minha conta veio com o consumo de 120kwh. que é o normal , a minha média é de até 130kwh, antes de dar este problema atual teve mês que o medidor marcou o consumo de 80kwh. que também está errado pois é muito baixo. Eu acompanho a medição no dia à dia, tem dias que o consumo é de 5kwh. e em outros chega a 50kwh. Obrigado pela ajuda e parabéns pelo seu conhecimento na área. Abraços. Acilles.
Amigos. A instalação elétrica de minha residência foi toda testada e não apresentou nenhum problema. O eletricista testou os fios de saída do medidor com Alicate Amperímetro e não apresentou nenhum problema esta tudo normal. Acompanho e anoto todos os dias o consumo, meu consumo diário sempre foi 4,00kwh por dia e no medidor tem dias que marca 4,00kwh e tem outros que marca 50,00kwh, mesmo que houvesse uma fuga que não existe, é impossível a mesma chegar a 1.200 kwh mês que equivale em média como se eu usasse : 10 chuveiros, 10 geladeiras, 10 Tvs., 100 lâmpadas....etc.etc. ao mesmo tempo. Segundo os técnicos da Eletropaulo a fuga pode aumentar em até 30% o consumo de energia e em alguns casos pode chegar em até 50%.....agora...aumentar em 1.111%....é impossível. Tomei todas as medidas estou aguardando retorno da distribuidora. Grato a todos.
Passos à seguir
Abra uma reclamação na concessionária pedindo uma vistoria com manutenção e laudo e depois contrate um profissional qualificado porque você só consegue resolver no Procon caso seja erro na concessionária com os dois laudos profissional e concessionária
Fico à disposição
Bom dia Achiles, no quadro de disjuntor... faça o teste de desligar todos os disjuntores deixando a casa totalmente sem energia...., e acompanhar se mesmo com tudo desligado há algum consumo no relógio.... a fuga de corrente pode estar acontecendo antes mesmo de chegar ao seu quadro de distribuição. Agora para o quadro de distribuição é recomendável a instalação do DDR - Disjuntor Diferencial Residual, dispositivo que tem como função detectar fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação evitando perda de energia e o melhor protegendo contra acidentes como choques.
Deve estar ocorrerendo fuga de corrente o ideal será fazer um quadro de distribuição interna com todos os circuitos elétricos identificados com as proteções corretas para evitar definitivo com o problema se precisar de alguma coisa só procurar a minha filha no site habitissimo que vai me encontrar lá obrigado.
existem 3 causas que podem levar ao problema
1-curto circuito interno
2-erro de leitura
3-falha no equipamento
Através testes simples e possível checar se o relógio danificou ou se existe fuga no sistema elétrico ou em um equipamento como chuveiro .
Sugiro que seja instalado no quadro uma idr (disjuntor que gerencia fulgas) para verificação e constatação da fulga visando que não ocorra no futuro.
Ja vi casos que o chuveiro estava com contatos e resistência ruim o que causava aumento significativo na conta.
Bom dia provavelmente tem fuga de energia na rede
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