Meu estabilizador pode queimar meu Notebook?

Comprei um establizador de 300 va para ligar meu notebook e minhas telas extras, porém depois de um tempo encostei na fonte do notebook e ela estava muito quente, não sabia oq era, entao eu decidi tirar no estabilizador e ligar na tomada normal, e depois de algumas horas eu percebi q ela estava mais fria, eu não sei se era porque ja estava de noite e ja estava mais frio, pq os dias hoje estão mto quentes, gostaria de saber se tem algum problema eu usar meu notebook no estabilizador, a marca do estabilizador é Eternity

Meu estabilizador pode queimar meu Notebook?

Comprei um establizador de 300 va para ligar meu notebook e minhas telas extras, porém depois de um tempo encostei na fonte do notebook e ela estava muito quente, não sabia oq era, entao eu decidi tirar no estabilizador e ligar na tomada normal, e depois de algumas horas eu percebi q ela estava mais fria, eu não sei se era porque ja estava de noite e ja estava mais frio, pq os dias hoje estão mto quentes, gostaria de saber se tem algum problema eu usar meu notebook no estabilizador, a marca do estabilizador é Eternity

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Alex
Particular - há 1 año

Dentro da comunidade de informática há muitas discussões com relação a real necessidade do uso de estabilizadores em PCs. Se fosse realmente necessário era um item obrigatório para fabricantes de PC ou pelo menos deveriam ser mencionado nos manuais. Porém nunca são mencionados. Creio que estabilizador só virou uma necessidade porque muitos PCs funcionam só em 110v, porém em muitas regiões as tomadas são 220v. Então o estabilizador serve como conversor (220v para 110). Também devido a instabilidade e a falta de aterramento da rede elétrica em muitas regiões então muitos pensam que estabilizador resolve, porém isso é mito.

O que a pessoa tem que entender que tanto a fonte de um PC ou de notebook, desde que sejam originais, elas são projetadas para serem ligadas nas tomadas, para suportar e trabalhar ligadas diretamente na tomada. Ligar elas em estabilizadores é o mesmo que ligar o equipamento em duas fontes. A fonte do equipamento foi projetada para receber a energia necessária para funcionar e tranferir a energia que o PC ou notebook necessita para funcionar (entre 16v e 19v). Não importa se sua rede é instável a fonte vai enviar a voltagem correta para a máquina pois ela foi projetada pra isso. Nem mais nem menos. E mesmo que ocorra um surto de energia na rede elétrica a fonte não vai transferir energia mais do que ela foi projetada. Antes que isso ocorra ele queima ou o fusível queima (principalmente em fontes de PCs).

Então repito, usar estabilizador é o mesmo que tá usando duas fontes pra ligar seu notebook. Não há necessidade. Só está deixando a fonte do seu notebook trabalhando em dobro, confusa. Pare com isso.

Carlos
Eletricidade (Macaé, Rio de Janeiro) Eletricidade - há 6 anos

fonte esquenta mesmo dependendo do tempo de uso e a quantidade de processos em execuçao do notebbok ela esquenta ou esfria.mas ela tem um limite maximo pra esquentar e se establiliza.mas é bom deixa-la fora de fonte de calor como a saida do cooler do notbook,porque senao soma-se o calor da fonte mas o calor externo ai ultrapassa o limite maximo exigido pela fonte

Responder
Jose Luiz Cordeiro Silva

não o estabilizador não ira queimar seu notebook, pelo simples fato de ter um sistema que ao identificar algo irregular na sua rede elétrica ele desliga automaticamente,sugiro vc levar seu notebook em uma assistência tecnica.

Responder
Márcio
Reformar Serviços (Hortolândia, São Paulo) Reformar Serviços - há 6 anos

Ola Aquecimento e um indicativo de anormalidade....

Pode ser No Aparelho, o ideal e medir a tensão tanto na entrada e na saída, e manter em observação, ligue uma carga pode ser uma luminária e acompanhe se tiver garantia e ainda sim estiver aquecendo não vacile, peça a troca, não ligue perto de coisas inflamáveis e o teste faça durante o dia de preferência na garagem longe de tudo e todos, não testar poderá ocorrer acidentes...

Se não tiver aparelho para realizar medições acione a loja que te vendeu relate o ocorrido e faça a troca.

Boa sorte.

Responder
João Ricardo

Se o estabilizador estiver estalando muito verifica as tomada se esta folgada que isto da mal contato e aquece os aparelhos eletrônicos tanto um como o outro, porque até o celula aquece se o carregado estiver ligado na tomada com folga, os contatos fica centelhando oque faiz aquecer o aparelho. O estabilizador estalar e normal por causa da queda de tensão, Mais não exagerada mente.

Responder
Rogério Pereira de Lacerda

Boa tarde Rafael normalmente eles são construídos para proteger os equipamentos mas eles podem vir com defeito de fabricação ou danos de armazenamento incorretos tipo quedas lugares úmidos procurei a loja que você comprou se estiver na garantia ou um técnico em eletrônica ok

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região