Microondas de 127v em tomada de 220v. Como resolver?

Como posso usar um microondas de 700w e 127v em uma casa com 220v?

Microondas de 127v em tomada de 220v. Como resolver?

Como posso usar um microondas de 700w e 127v em uma casa com 220v?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Carlos Roberto Cardoso de Souza

Como sugerido, até poderia ser mais prático eliminar uma fase e levar um condutor neutro até a tomada no caso de não querer um "trambolho" de transformador. No entanto, tem algumas considerações que podem deixar esta tarefa mais complexa:

Se quiser manter as demais tomadas em 220V seria ideal instalar um disjuntor somente para esta tomada 110/127V.

O condutor neutro provavelmente não está presente na instalação, então seria necessário passá-lo desde o quadro geral.

Já um autotransformador de 1000VA custa em torno de $100,00 e tem o tamanho aproximado de metade de uma caixa de sapato.

Responder
Eduardo Vituri
Evec Engenharia E Comércio (Campo Limpo Paulista, São Paulo) Evec Engenharia E Comércio - há 2 anos

Se a rede de alimentação entre fase e neutro for 220V, a única possibilidade é usando autotransformador. Neste caso, é importante não deixa-lo constantemente conectado a tomada, pois ele consome energia mesmo sem nada conectado a sua saída.

Se a rede de sua casa for 220V bifásica, neste caso apresentará 127V entre fase e neutro. Neste caso convém avaliar a possibilidade de mudar ou passar uma fiação nova até essa tomada, para assim dispensar a necessidade de adquirir um transformador.

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Camila,

Se as tomadas tem alimentação 220V, você precisará de um transformador, para converter os 220V em 127V.

Recomendo que solicite a um eletricista que avalie a sua instalação, ele terá condições de mostrar a melhor forma de instalar e armazenar o transformador.

Espero ter ajudado.

Responder
GACS Engenharia
Gacs Engenharia (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Gacs Engenharia - há 2 anos

Caso queria manter a tomada em 220v, basta comprar um transformado com a pontência necessário para suportar o microondas. Caso não tenha a necessidade de um ponto de energia com 220v, você podera alterar a instalação, apenas removendo uma fase da tomada. Deixando ela com 1 fase e 1 neutro. Gerando assim uma tomada 110V. Espero que minha informação tenha sido útil.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região