Minha casa suporta um fogão elétrico de 6500 w de potência?

Olá. Gostaria de saber se o disjuntor da minha casa aguentaria um fogão elétrico de 6500 w de potência. Ela possui 15 ampares, caso o chuveiro esteja ligado e o fogão também é possível que caia o disjuntor?

Minha casa suporta um fogão elétrico de 6500 w de potência?

Olá. Gostaria de saber se o disjuntor da minha casa aguentaria um fogão elétrico de 6500 w de potência. Ela possui 15 ampares, caso o chuveiro esteja ligado e o fogão também é possível que caia o disjuntor?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

22 Respostas

André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, boa tarde!

Para poder lhe dar uma resposta mais exata, é preciso saber algumas informações adicionais, e por isso é importante que você contrate um profissional capacitado, de preferência um eletricista, para que ele veja sua real necessidade e te ofereça uma solução adequada.

De início, posso lhe informar que não é aconselhável se servir do chuveiro junto com qualquer outro aparelho na residência. Aparelhos com alto consumo devem ter circuito individual, chamamos de USO ESPECÍFICO. O que para o caso do seu fogão, o necessário seria um circuito individual para ele...

Agora quanto ao disjuntor e o diâmetro do condutor, é importante você contatar um profissional para ver a localização do seu fogão com relação a distância do quadro de distribuição e também o sistema elétrico de sua residência, para poder lhe indicar o material a ser utilizado.

Espero ter ajudado.

Um abraço!

Responder
Marcos
Mb Service (Santo André, São Paulo) Mb Service - há 6 anos

Boa tarde!

Amigo o correto é fazer um circuito independente para cada um.

Um para o fogão.

Um para os chuveiros.

Fica um pouco mais caro mas você vai ter uma tranquilidade inclusive redução no consumo e na manutenção.

Um disjuntor de 15A não suporta nem o chuveiro. A conta é assim :

Se o chuveiro é de 5700 Whats ligado no 220 Volts .5700÷220= 25A. Também para o fogão essa conta.ok. os cabos eletricos para o fogao deve ser 6milimetros ok. Um abraço!

Responder
Sergio Peretti
Técnico em Manutenção do Lar (Santo André, São Paulo) Técnico em Manutenção do Lar - há 6 anos

Se for 220 volts esse fogão de 6500W de potencia , precisa de um disjuntor bipolar de 30A e cabos de 6mm² (um circuito especifico para o fogão), também precisa rever o disjuntor de entrada para ver se suportaria a nova carga. Espero ter ajudado.

Responder
Rvn Serviços - Ricardo
RVN Serviços (Campinas, São Paulo) RVN Serviços - há 6 anos

Você precisa fazer uma fiação nova do quadro até a tomada do forno. Recomendo fio de 6mm.

Vai precisar de um disjuntor novo.

Disjuntor de 15A é para circuito de iluminação.

Normalmente chuveiro é 40A.

Se fizer tudo direitinho não terá problema em usar o forno e o chuveiro.

Responder
Adriano Rossi
Rossi Soluções Elétricas (Santo André, São Paulo) Rossi Soluções Elétricas - há 6 anos

Olá Isabely,

Para a ligação do forno, é necessário um circuito independente, pois essa tomada é de uso especifico(TUE). O correto é realizar um circuito separado para o seu forno e avalizar o quadro de distribuição se vai suportar, pois corre o rico do quadro de distribuição (QD) ficar desbalanceado e/ou subdimensionado e quando ligar o forno e o chuveiro juntos, o disjuntor principal desligar. Para o seu problema ser resolvido, terá que contratar os serviços de um profissional qualificado. A Rossi Soluções Elétrica está ha disposição.

Responder
Eduardo Meneguin

Instalar estas cargas no mesmo circuito do chuveiro não é permitido. O circuito do chuveiro com disjuntor 15A também está incorreta. Acredito que a tensão destes equipamentos deve ser de 220Vac, neste caso ambos devem ser ligados a partir do quadro geral com cabo 6mm2 e disjuntores bipolares 32 A com IDR em ambos. A alimentação da residência deveria ser com disjuntor de 63 A e cabo de 10 mm2 do medidor ao quadro geral. Este seria o padrão para estes casos. No entanto contate um profissional que fará uma visita técnica e lhe apresentará as melhores soluções.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Faça uma rede individual para este equipamento... não deixe na mesma rede que poderá ter um colapso pelo excesso de carga... o dijuntor de 15A nao deveria nem suportar o chuveiro...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região