Como resolver problemas na rede elétrica?

Minhas tomadas está chegando 160v depois de uma queda de energia, meu chuveiro 220 não esquenta mais e algumas tomadas pararam de funcionar, o que pode ter acontecido?

Como resolver problemas na rede elétrica?

Minhas tomadas está chegando 160v depois de uma queda de energia, meu chuveiro 220 não esquenta mais e algumas tomadas pararam de funcionar, o que pode ter acontecido?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 2
Antonio Rafael
Instalações Eletricas (Osasco, São Paulo) Instalações Eletricas - há 7 anos

Pode ser muitas coisas mas sem analisar o circuito fica difícil pode ser fonte em curto ou deficiência no cabo do neutro ou seja só c análise mesmo.abç

Responder
Flávio Ferreira Braga

Se for um circuito trifásico 220V aparenta que uma fase caiu. Essa voltagem de 160V é porque a uma fase está coletando elétrons e a outra está fornecendo elétrons do próprio cabo de cobre.

Se possível meça a voltagem de entrada no medidor ou na entrada do disjuntor trifásico no quadro geral.

Se estiver chegando as três fases, meça a saída do disjuntor trifásico.

Se estiver faltando uma das fases é porque o disjuntor está quebrado e precisa ser substituído,

Se constatar que não estra chegando uma fase comunique a empresa fornecedora de energia que está sem energia, ou seja, falta de luz.

Mesmo esse procedimento requer habilidade e treinamento, contrate um eletricista e exija documentação comprobatória de que ele e credenciado no órgão de engenharia para realizar qualquer trabalho em sua casa.

Responder
Samuel Miguel de Melo

É necessário fazer a medição de entrada , provavelmente é falta de neutro ,pode ser o neutro de entrada ou que vai para o quadro,desliga o disjuntor de entrada e faz a medição entre fazer e neutro se estiver OK, verificar o neutro que vai para o quadro de distribuição.

Responder
Marco Santos

Prezado(a), Para Sua SEGURANÇA o Melhor Que Tem a Fazer é: CONTRATAR UM PROFISSIONAL TECNICO COM(crea), Para Analisar a Sua Rede Residencial, Diagnosticar e Reparar o Problema. Esta é a Forma Correta e Sensata!! " ELETRICIDADE, Pode Causar Danos Irreverssíveis".......... Espero ter Sido Claro. Cordialmente, Marco Santos

Responder
Carlos Eduardo Neves Da Silva
Carlos Eduardo Neves da Silva Instalações (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Carlos Eduardo Neves da Silva Instalações - há 7 anos

primeiro teste a entrada de energia aonde fica o relogio verifique as tensoes fase-fase e fase - neutro, se estiver tudo ok!segundo teste, vamos para o quadro de distribuiçao se ainda nao for la vamos para os circuitos defeituosos, mas, se constatou que na entrada aonde fica o relogio esta ruim conforme declarado vc deve chamar a companhia de energia esse problema e na rede deles so eles podem resolver!

Responder
Anderson Lima

Tem que fazer a medição de entrada e saída da rede, assim você já começa a ter um diagnóstico, depois é só verificar a cx de distribuição dos disjuntores, se estiver tudo OK na entra, isso costuma acontecer tmb, por ausência de neutro. Tomara que eu possa te ajudar com essas informações.grande abraço

Responder
Thiago
Thiago Araujo Engenheiro Civil (Brasília, Distrito Federal) Thiago Araujo Engenheiro Civil - há 7 anos

Provavelmente existe algum problema na sua entrada de energia.

1º-Tenta checar a tensão de entrada no quadro

2º-Confere o aperto dos disjuntores nos quadros eléctricos

3º-Dá uma pancadinha nos disjuntores (pode ter algo solto ou danificado)

4º-Confere as tomadas e os cabos, se não tem nada queimado

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região