Como resolver problema de chuveiro que não aquece?

Uma das fases do chuveiro não aquece mais, porém não desarma o disjuntor. Comprei outro chuveiro que apresentou o mesmo problema. A imobiliária que loco o imóvel enviou um prestador de serviço que testou as saídas e a corrente está normal na fiação. A casa é antiga. O que pode ser?

Como resolver problema de chuveiro que não aquece?

Uma das fases do chuveiro não aquece mais, porém não desarma o disjuntor. Comprei outro chuveiro que apresentou o mesmo problema. A imobiliária que loco o imóvel enviou um prestador de serviço que testou as saídas e a corrente está normal na fiação. A casa é antiga. O que pode ser?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Pode ser a pressão da agua, pode ser a capacidade W do chuveiro em divergencia com a rede, e até mesmo o dimensionamento do disjuntor e rede;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Anderson Miranda
Idigital Empreiteira & Construção (Cotia, São Paulo) Idigital Empreiteira & Construção - há 2 anos

Graziele, bom dia !

Vamos lá …

A falta de fase em um dos fios condutores acontece por alguns motivos …

Tempo de uso, superaquecimento nos fios condutores, rompimento do fio, superaquecimento nos disjuntores do padrão (disjuntores de entrada) ou dos disjuntores do QDC (quadro de distribuição interno).

Na grande maioria das vezes, nenhum dos problemas que apontei vai necessariamente desarmar o disjuntor …

Isso pq o disjuntor desarma quando a um curto circuito no final da linha, por exemplo: no próprio chuveiro.

Instalações elétricas antigas, na sua maioria não são bem dimensionadas, ou seja, os disjuntores suportam mais carga elétrica que o necessário, não desarmando em caso de curto. O curto acontece, rompe o fio condutor em algum lugar, com os fios afastados o curto para e o disjuntor se mantém armado.

Recomendo que procure um Profissional qualificado, para verificar os disjuntores do padrão, não só aferindo a energia, mas retirando os cabos de alimentação e verificando as condições do disjuntor do padrão. Muito provavelmente o cabo está “conectado” porém com folga, fazendo constar energia no teste com aparelho multímetro, porém nao transmitindo energia suficiente para o funcionamento do chuveiro.

Boa sorte !

Responder
Ricardo Salles Salles
Particular - há 2 anos

Retificando, 2 monopolares no lugar do bipolar....!

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Graziele,

Apenas com estas informações não é possível ter um diagnóstico preciso.

Recomendo que solicite a um eletricista que avalie a sua instalação, ele terá condições de apontar os meios e necessidade para correção do problema.

Procure por um profissional qualificado.

Responder
Ricardo Salles Salles
Particular - há 2 anos

É comum se encontrar a proteção com dois disj. Monopolares no lugar do monofásico. Aí pode estar a razão do ocorry

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região