Porque a luz esta mudando de intensidade?

Instale um lustre de cristal com 11 lâmpadas de LED modelo g9, e a luz muda de intensidade, a mudança é muito pouca mas é uma coisa que incomoda, qual poderia ser o problema? Lâmpada, o lustre ou a instalação? Obrigado pela atenção.

Porque a luz esta mudando de intensidade?

Instale um lustre de cristal com 11 lâmpadas de LED modelo g9, e a luz muda de intensidade, a mudança é muito pouca mas é uma coisa que incomoda, qual poderia ser o problema? Lâmpada, o lustre ou a instalação? Obrigado pela atenção.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Leandro Momenté
Momenté Engenharia (Ribeirão Preto, São Paulo) Momenté Engenharia - há 6 anos

Este efeito de cintilação da luz, também conhecido como flicker, pode ter vários motivadores mas todos relacionados à variações de tensão. Se for uma oscilação visível, de baixa frequência e que acontece constantemente a norma referente a distribuição de energia elétrica (PRODIST - Procedimentos de Distribuição) sugere que seja verificada a qualidade da energia. Existem algumas causas possíveis que vão desde o mal dimensionamento dos seus cabos condutores até cargas especiais (não lineares, como equipamentos eletrônicos ou até mesmo as próprias lampadas de LED) que, dependendo da contribuição na parcela total de potência da sua instalação, podem causar distorções na tensão de sua residência. Se você estiver com problemas em outros equipamentos eletrônicos (modem de internet, estabilizadores chaveando com frequência, ruído sonoro em equipamentos de comunicação) é provável que você esteja mesmo com problemas na qualidade da energia. A fonte também pode ser externa, ou seja, alguém próximo à sua residencia está "poluindo" a rede elétrica. Você pode solicitar junto a concessionária de energia uma verificação à esse respeito. Fico a disposição!

Responder
Particular - há 6 anos

R: As bitolas dos fios que esta abaixo do necessario...

A disposição;

Daniel de Souza Pessoa
Dsp Serviços Elétricos (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Dsp Serviços Elétricos - há 6 anos

O problema está na instalação, provavelmente há oscilação na luz quando têm outras cargas ligadas juntas, mesmo que seja em outro cômodo, como por exemplo um chuveiro elétrico, forno elétrico, micro-ondas, cafeteira, etc. A solução é separar os circuitos como recomenda a NBR 5410 em circuitos de iluminação e tomadas. Espero ter ajudado.

Responder
Daniel Brederode

Instalação

Responder
Eli Filho
Eli E Edna Consertos Em Geral (São João de Meriti, Rio de Janeiro) Eli E Edna Consertos Em Geral - há 6 anos

João Ricardo bom dia!

Pode ser na instalação ou não, teria que fazer um teste no lustre fora desse circuito para se ter a certeza de corrigir esse defeito, acredito que não é queda de energia pois essas lâmpadas funcionanan entre 96 a 247 volts, lâmpadas é impossível todas com defeitos. Abraços!! .

Luiz Augusto
Luiz Augusto Eletricista (Cabo Verde, Minas Gerais) Luiz Augusto Eletricista - há 6 anos

É difícil dizer com exatidão, talvez não seja um defeito isolado que causa esse distúrbio, mas sim vários pequenos detalhes, que podem influenciar.

Oque pode ser feito por você mesmo é, reparar se o lustre oscila a intensidade quando é ligado um equipamento; tentar trocar as lampadas ou colocá las em outro local, para constatar se o defeito permanece.

Talvez, em casos raros, possa ser por conta de partidas de motores, de um vizinho próximo.

Caso não descubra, contate um profissional de sua confiança para que ele pessoa dirigir uma investigação in-loco.

Daniel Bebiano da Costa

Bom dia!

A variação de intensidade pode ocorrer devido a queda de tenção da rede.

Verifique o aterramento do padrão (neutro). Verifique que os cabos elétricos estejam bem dimensionados para a potência demandada (da casa).

Também não podemos descartar a opção de defeito da peça!

Aqui tentamos ajudar com defeitos comuns em residências da região, mas recomendo que busque um técnico para inspecionar o sistema elétrico.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região