mudança de padrão

tem cor pra identificar os fios, tipo passar fita crep branca no fio terra

mudança de padrão

tem cor pra identificar os fios, tipo passar fita crep branca no fio terra

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 9 anos

Bom dia!! Como nosso amigo Álvaro respondeu, as únicas funções que tem cores pré definidas e devem ser respeitadas, é o neutro (azul claro) e o terra de proteção (verde ou verde-amarelo). Para Fase, você pode utilizar preto ou vermelho (mais comuns) na isolação ou em fitas isolantes coloridas. Agora se você quer identificar as pontas dos cabos, para saber onde vão, ou a qual circuito corresponde, existe no mercado algumas luvas para identificação de cabos, elas são de materiais não inflamáveis e são utilizadas com etiquetas também apropriadas dentro dela. Espero ter ajudado. Mateus - (16) 98812-8810 (Eng. Eletricista)

Responder
Eng. Alvaro Clifford

Existe bastante má interpretação do texto da norma NBR 5410 a este respeito, pois a mesma diz em resumo o seguinte: se o padrão de identificação dos cabos for o de cores deve-se obedecer que o cabo neutro tenha cor azul claro, o cabo terra tenha cor verde ou verde-amarelo sendo que os demais cabos fase ou retorno podem ter qualquer outra cor que não as mencionadas. Existe ainda na norma a previsão de não utilização do padrão de cores e ainda a previsão de utilização de cabos multipolares que não seguem o padrão de cores. Devo comentar ainda que não deve ser usado material combustível, fita crepe, para identificação de cores dos cabos, deve-se utilizar fita isolante colorida par este fim.

Responder
Estúdio OPA! Arquitetura

prezado Renato, Boa noite!

Sim, há padrão para identificação das cores dos condutores:

Para ligações bifásicas (220v) uma fase é vermelho e para a outra fase usa-se preto

Para neutro usa-se o azul

Para terra usa-se cor verde ou o "brasileirinho" que é o verde e amarelo

Para retorno pode-se usar o condutor amarelo ou branco

O importante é a identificação. Caso não tenha disponibilidade dessas cores em sua localidade, você pode identificar os fios com fitas adesivas com as respectivas cores. Assim, futuramente quando precisar fazer algum reparo, qualquer profissional conseguirá identificar os condutores. Lembrando que a identificação deverá ser clara.

Responder
Fabio Alexandre da Silveira
Vigale Instalações Eletricas (Praia Grande, São Paulo) Vigale Instalações Eletricas - há 9 anos

Bom dia igor,a nbr 5410 e a norma que e utilizada para instalacoes eletricas e diz que a cor dos cabos tem q seguir o seguinte criterio

Neutro azul claro

Terra verd-amarelo ou verde (este e mais usado em instalacoes provisorias)

Fase nao ha distincao de cor so nao pode ser as cores utilizadas acima

Porem cabe avisar que para montagem de padrao vc tem que seguir a norma e a ND da concessionaria de fornecimento ,geralmente e

Utilizado a cor preta para fase eazul claro para neutro

Quando o padrao e trifasico e adotado as cores branco e vermelho para distinguir as fases,poder ser feito com fita isolante colorida nas duas extremidades do cabo TV

solicitado a cor preta para fase e azul claro para ne

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região