Usar transformador em tomadas é perigoso?

Na minha casa tudo 110, eu irei usar um cilindro que é 220. Tem algum problema usar um transformador Trata-se de usar apenas uma vez. Danifica o aparelho?

Usar transformador em tomadas é perigoso?

Na minha casa tudo 110, eu irei usar um cilindro que é 220. Tem algum problema usar um transformador Trata-se de usar apenas uma vez. Danifica o aparelho?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Luiz Carlos
L&C Elétrica (Guarujá, São Paulo) L&C Elétrica - há 1 año

Bom dia a L&C elétrica tem o prazer em responder sua pergunta pegue um transformador que tenha VAC de acordo a potência do aparelho para aparelhos acima de 2500 Watts de potência é preciso verificar use tomadas de 20 amperes sempre ou as tomadas específicas TUES e a fiação muda tome cuidado

Responder
Eduardo Vituri
Evec Engenharia E Comércio (Campo Limpo Paulista, São Paulo) Evec Engenharia E Comércio - há 1 año

O que leva a danos elétricos com transformadores são dois fatores básicos:

1- Usar tomadas e plugues que não são compatíveis com a corrente nominal do equipamento que é quando um equipamento tem uma potência de consumo moderada (Exemplo: 1500W). Neste caso, na saída de 220V do transformador, pode-se até usar plugue/tomada de 10A, mas na entrada a corrente é maior e o uso de plugue/tomada de 20A é indispensável.

2- Usar autotransformadores de 110/220V numa rede de 127V. Nesse caso a relação de transformação é 2 pra 1 e ao invés de saída apresentar 220V será de 254V o que pode diminuir sensivelmente a vida útil do equipamento a curto e médio prazo.

Embora hoje muitos autotransformadores no mercado sejam vendidos de 127V para 220V ou de 120V para 220V é sempre recomendável observar com atenção quais são as tensões de entrada e saída para que não termos surpresas desagradáveis.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região