Como fazer uma instalação elétrica?

Caros, é possível colocar na sala de casa um interruptor duplo na parede de entrada (sendo um botão para ligar os spotes e a iluminação indireta 110v e outro botão para ligar a luminária de 220v)? O fato de serem de voltagens diferentes permite mesmo assim que sejam concentrados os fios no mesmo interruptor? ou eu deveria colocar dois interruptores simples separados cada um com sua voltagem?

Como fazer uma instalação elétrica?

Caros, é possível colocar na sala de casa um interruptor duplo na parede de entrada (sendo um botão para ligar os spotes e a iluminação indireta 110v e outro botão para ligar a luminária de 220v)? O fato de serem de voltagens diferentes permite mesmo assim que sejam concentrados os fios no mesmo interruptor? ou eu deveria colocar dois interruptores simples separados cada um com sua voltagem?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Marcelo Lopez
Eletricidade Consciente (Santo André, São Paulo) Eletricidade Consciente - há 8 anos

Aconselho a utilizar interruptores diferentes para este caso, um interruptor bipolar para a luminária de 220V e um interruptor simples para a luminária de 127V, assim você evita de ter uma fase viva ligada a luminária de 220V, o que é algo perigoso para uma futura manutenção desta.

Responder
Joaquim Merces de Moura
M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação (Campinas, São Paulo) M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação - há 8 anos

Fazer você pode fazer pois qualquer um dos casos tanto o neutro ou a fase já esta ligada diretamente nos pontos e a fase seria somente para fechar o circuito tanto de 110 v quanto do 220v. Só verifique se o interruptor em ambas correntes comporta a amperagem. E tome certos cuidados para não haver vazamentos de corrente entre uma e outra.

Responder
Ricardo Pimentel
Poliserviços (Salvador, Bahia) Poliserviços - há 8 anos

Existe várias possibilidades uso de transformador, relés, dois interruptores, interruptor duplo, mas posso lhe afirmar que a nível de projeto é: colocar ambos os sistemas funcionando com a mesma tensão. Modifica-se o sistema de custo menor no caso de não haver custo menos....chame alguém para fazer e tanto faz a maneira a mais barata seria colocar dois interruptores.

Responder
Rafael Carvalho Peguim
Peguim Elétrica (Joinville, Santa Catarina) Peguim Elétrica - há 8 anos

Bom dia, Pode sim o q diferencia a tensão eh na luminária, se tem 127 e 220 volts instalados na sua residencia eh só utilizar a fase q sera utilizada no interruptor e a outra fase na lampada a ligação, 127 constitui em uma fase e neutro e quando a 220 duas fases

Responder
José dos Reis  Oliveira
José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas (Resende, Rio de Janeiro) José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas - há 8 anos

Bom dia. Basta que você compre um interruptor bipolar para 0 220V e um interruptor simples para o 110V, compre um espelho para interruptor de 3 seções que você vai conseguir colocá-los na mesma caixa 4x2. Espero ter ajudado. Abraços

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região