Qual a possível causa para que meu disjuntor tenha desarmado?

Olá pessoal , um dijuntor desarmou e verifiquei que é do circuito de tomadas da minha sala , com a chave teste consta 12v no neutro assim como na fase,o que pode está acontecendo?"alguém pode me da uma dica?

Qual a possível causa para que meu disjuntor tenha desarmado?

Olá pessoal , um dijuntor desarmou e verifiquei que é do circuito de tomadas da minha sala , com a chave teste consta 12v no neutro assim como na fase,o que pode está acontecendo?"alguém pode me da uma dica?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Armando Tivo
Radarpro Eletronica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Radarpro Eletronica - há 7 anos

Um questão a ser avaliada e bem simples: Foi ligado algum equipamento adicional neste Circuito do desarme? Se sim, o mesmo esta sendo utilizado no seu limite e com a carga adicional desarmou, o que é muito bom tecnicamente! Não Sugerimos que seja substituído o disjuntor por maior amperagem, sem Avaliação física no Local por um profissional. Outrossim a leitura efetuada como mencionou pode ser retorne de algum equipamento que esteja apresentando defeito e esteja conectado no circuito, sugerimos identifica-lo e desconecta-lo.

Tudo de Bom, Feliz 2017 e que seus projetos se realizem!

Responder
Juliano Vieira Pereira
Manutenção Preventiva De Residencia (Belo Horizonte, Minas Gerais) Manutenção Preventiva De Residencia - há 7 anos

Nunca, mas nunca troque um disjuntor menor para maior tipo 40A para 50A. Isso é loucura principalmente se você não entende o que está fazendo. Como está aparecendo 12v na fase e neutro, seu circuito ou está em curto ou o disjuntor estragou. Se você não entende de eletrica não se arrisque porque pode estragar um circuito inteiro.É preciso verificar cabo por cabo, energizando um por um para ver se não há interrupções pelo caminho. Muitas vezes o cabo rompe por uma emenda mal feita em algum lugar do circuito e acontece o problema que está acontecendo.

Responder
Fabricio
Tradehome (Goiânia, Goiás) Tradehome - há 7 anos

Caro colega jamais substitua o disjuntor por um de maior capacidade, como lhe foi recomendado. Para fazer isto é necessário primeiramente alimentar a bitola dos cabos ou seja troca_los. Mas antes de gastar dinheiro é preciso verificar a real causa. Outra coisa a sua rede não marcou 12v, seu equipamento deve estar numa escala errada, OK. Energia é uma coisa muito séria que pode lhe trazer risco a vida e danos patrimoniais. Na boa ligue para um eletricista. É um serviço barato. Mas não chame qualquer um chame quem realmente é eletricista. Estou às ordens. Mas se vc quer mesmo se aventurar retire todos os equipamentos dá tomada do circuito relacionado, e rearme o disjuntor. Vai ligando os equipamentos de um por um. Se cair de imediato há uma grande chance de estar em curto. Eletricista Goiânia

Responder
Particular - há 7 anos

Primeiro troque o dijuntor para uma capacidade maior, e verifique a fiação; Se possivel faça uma conta em Watts de seus equipamentos, dai poderá dimensionar os cabos e o dijuntor e saber o que será necessario adequar para atender sua necessdiade;

Marcos Cesar
Senhor Multiuso (Valparaíso de Goiás, Goiás) Senhor Multiuso - há 7 anos

Ola sr º Vicente

Conforme a resposta da rede lar e cia, podem ser vários fatores

Excesso de aparelhos na rede

Fiação velha ou inadequada

Disjuntor inapropriado...

Enfim são vários fatores, que somente uma avaliação de um profissional lhe dira a real causa.

Responder
Sérgio Eduardo Campos Amaral

Olá Vicente, o disjuntor é um dispositivo de segurança que desarma toda vez que sua capacidade é ultrapassada . Ele desarma para interromper a corrente elétrica e evitar superaquecimento, que poderia começar um incêndio.

Isso é muito comum em casas antigas porque as instalações não foram projetadas para ligar tantos equipamentos que demandam energia. Ou o circuito pode estar sobrecarregado devido à instalação de novos equipamentos com potência superior ao que foi previsto no projeto.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região