Posso ligar o fio neutro com o terra?

Tenho uma dúvida. Queria saber se poderia ligar o fio neutro com o terra ? E se n posso fazer isso e ligar um terra direto para o quadro de distribuição? Ficarei grato!

Posso ligar o fio neutro com o terra?

Tenho uma dúvida. Queria saber se poderia ligar o fio neutro com o terra ? E se n posso fazer isso e ligar um terra direto para o quadro de distribuição? Ficarei grato!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

27 Respostas

Respostas úteis 10
Marcelo Souza
Particular - há 6 anos

Ola sr carlos, olha essa pergunta é bem polêmica e variável. Neutro e terra dois sistemas diferentes podendo e não podendo ser interligados. O que é neutro? Elemento que pode ou não ter corrente pois faz parte de um sistema chamado estrela secundária, onde o neutro esta no centro das linhas vivas. Existem dois tipos de sistemas; o sistema de média e auta tensão chamado triângulo primário que são linhas vivas que entram pelo tranformador para reduzir as massas para baixa tensão. E o sistema de baixa tensão que é chamado de estrela secundária onde o neutro aparece como um retorno de correntes. O neutro funciona assim: se vc tem um sistema trifásico em uso sem depender do neutro, então o neutro está sem corrente, mas se vc tiver um sistema de uma fase mas neutro então o neutro tem corrente. Portanto em uma residencia o neutro haverá sempre corrente de retorno. O mais viável é que vc não use neutro e terra interligados no seu qdc. Mas existem situações em que vc precisa interligar os dois elementos, no caso de um apartamento mais antigo vc não terá um sistema de aterramento direcionado ao qdc, aí vc precisa interliga-los. Existem tres tipos de aterramento; o esquema TN, o esquema TT, e o esquema IT. O TN tem tres tipos de esquema; o TN-S onde o condutor neutro e o condutor de proteção são distintos, o TN-C-S: onde o neutro e a proteção sao combinadas em um unico condutor. E o TN-C onde as funções de neutro e proteção são combinadas em um unico condutor na totalidade do esquema. Leia a nbr 5410 na pagina 14,15,16 que vc vai entender melhor ok. Se vc está montando um qdc vc deve separar o neutro da proteção ok e usar disppsitivos de proteção como dps, idr e dr ok. Para garamtir menos consumo de energia e mais proteção contra surtos e fuga de correntes. Alguns disem não poder e outros disem poder. A energia é algo muito eficaz mas também pode ser algo destruidor se não souber elaborar. Espero ter tirado um pouco da sua duvida.

Leandro Rogério Fim
LRF Instalações Elétricas (Curitiba, Paraná) LRF Instalações Elétricas - há 6 anos

Boa noite Carlos Henrique. Se você não tiver como chegar com um condutor de aterramento até o quadro de distribuição você pode ligar o barramento de terra ao barramento de neutro dentro do quadro. Somente dentro do quadro pode ser feita essa ligação . Nos circuitos terminais obrigatoriamente devem ter condutores separados para neutro e terra. Isso considerando que o neutro é aterrado na entrada de energia. Essa configuração é chamada de TN-CS pela norma NBR5410.

Responder
Gildelon
Particular - há 6 anos

boa tarde leo concordo com vc a norma permite e em relação ha barramentos por exemplo teremos que colocar na mesma haste terra e neutro ou colocamos outra haste próximo ao qdc

Arnaldo
Particular - há 6 anos

Carlos, leia atentamente a resposta do Wellington, neutro é neutro e terra é terra, o terra é um circuito de referencia e PROTEÇÃO e por isso, NÃO DEVE circular corrente por ele, exceto em caso de defeito, o neutro é um circuito de serviço e por ele passam as correntes de retorno das cargas, não vacile com eletricidade, muita gente já morreu por pouca coisa.

Edimar
Frilav Assistência Técnica Ltda. (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Frilav Assistência Técnica Ltda. - há 6 anos

Em alguns casos você ate pode interligar o neutro ao terra, porém não é aconselhável pois se no quadro geral tiver um DR - provavelmente vai desarmar.

Responder
Romildo
Particular - há 6 anos

Boa tarde.

As conclusões, em grande parte, estão quase corretas; por norma, deve-se ter um sistema de aterramento com baixa resistência (preferencialmente menor que 10 ohms); barramentos separados para neutro e terra nos quadros de distribuição e quadros gerais e mais, se puder, instale DPS (protetores contra surto de tensão) e DR´s.

A eletricidade não é brincadeira; precisamos ter cuidado e trata-las de forma profissional.

Lembre-se: quanto vale seu imóvel, seus bens..... ou pior, quanto vale uma vida?

Particular - há 6 anos

R: O ideal é fazer o aterramento individual e fazer a ligação no quadro para cada circuito;

A disposição;

Airton  Jerônimo da Silva
Airton Instalações (Salvador, Bahia) Airton Instalações - há 6 anos

O Neutro e Terra são condutores diferentes , portanto, possuem funções diferentes.

Mesmo que funcionem por um bom tempo, existe riscos de choque devido ao desgaste natural dos equipamentos, sendo assim , não valerá a pena correr esse risco.

De acordo com a Nr 10, a segurança tem que ser colocada em primeiro lugar.

Responder
Jarbas
Particular - há 6 anos

De acordo com a norma 5410 ,o cabo neutro deve ficar separado do cabo terra.Isso porque ambos têm funções distintas: O aterramento do neutro tem por objetivo evitar que as correntes de retorno retornem até a rede de distribuição da concessionária. O aterramento do quadro de distribuição tem por objetivo disipar cargas residuais que ficam em placas eletrônicas, bem como oferecer um caminho para a passagem da corrente elétrica para fora do circuito, evitando assim que a corrente elétrica percorra o corpo das pessoas (choque elétrico) para quem utiliza neutro como terra no chuveiro, saiba que está correndo riscos! Se por alguma razão o fio neutro for invertido na rua, você morre já que a fase vai entrar diretamente junto com a água que cai sobre o seu corpo! É necessário pensar em todas as possibilidades para aumentar o grau de proteção e segurança! Muitas pessoas não têm a segunda chance!

Marcelo Souza
Particular - há 6 anos

Lembrando que o neutro é um sistema de retorno de corrente e o terra é um sistema de proteção( descarga de correntes). Se vc interligar no qdc vc deve almentar a resistencia nas astes proxima do padrão de entrada da sua residência ok. Mas se vc puder fazer um sircuito separado no seu qdc vc vai ter maior proteção e menor consumo de energia pois não vai sobrecarregar o neutro. Lembre-se antes do neutro chegar ao aterramento proximo do padrão de entrada ele passa pelo medidor ok. Se passar sobrecarregado avera um consumo maior, se passar suave averá um consumo menor de energia.

Agenemilson Rodrigues Cordeiro
Agerc. Instalações e Consertos Elétrica (Barueri, São Paulo) Agerc. Instalações e Consertos Elétrica - há 6 anos

BOA NOITE O SISTEMA DE ATERRAMENTO E SEPARADO DO NEUTRO,O NEUTRO E UMA DERIVAÇÂO DO CENTRO DE CADA BOBINA DO ALTO TRANSFORMADOR QUE ESTA NO POSTE DA RUA QUE VAI ALIMENTAR OS DOMICILIOS,SENDO ASSIM TEMOS TERRA,NEUTRO,FASE.PORTANTO NÃO PODEMOS LIGAR TERRA E NEUTRO,. Por tanto se for entrada padrão dá concessionária e feita uma derivação do neutro para o terra, sendo assim é junto o terra e neutro na entrada daí para frente continuar com fase e fase , neutro e terra OK.

Responder
Hortencio Filho

BOA NOITE O SISTEMA DE ATERRAMENTO E SEPARADO DO NEUTRO,O NEUTRO E UMA DERIVAÇÂO DO CENTRO DE CADA BOBINA DO ALTO TRANSFORMADOR QUE ESTA NO POSTE DA RUA QUE VAI ALIMENTAR OS DOMICILIOS,SENDO ASSIM TEMOS TERRA,NEUTRO,FASE.PORTANTO NÃO PODEMOS LIGAR TERRA E NEUTRO.

Responder
Francisco M
Francisco (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Francisco - há 6 anos

pode liga sim e mais uma protercao na sua casa no caso de sobre carga o disjuntor desliga farciomente

Responder
Adnilson  Protoba
Protoba Construção Civil e Elétrica (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Protoba Construção Civil e Elétrica - há 6 anos

Boa noite meu nobre, cada elemento tem sua função, o terra é separado e aterrado do neutro pois numa sobre carga em vez de correr pelo circuito vai descarregar na Haste aterrada.

Responder
Wellington
Eletricista (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Eletricista - há 6 anos

Pelas normas brasileiras isto não é permitido, pois apresenta riscos. Vou tentar explicar, imagine que a energia elétrica é um fluxo d'água. Sendo assim o fluxo sai com pressão de um cano (no caso a energia vem do fio fase), logo a água vai procurar um local com menor pressão possível para descarregar, pois de você juntar um cano com pressão e o outro com pressão, você neutraliza (eletricamente falando, a corrente elétrica procura descarregar-se num local onde o potencial é menor, e a terra é o local onde há menor potencial, então toda energia tenta "fugir" para a terra, e para chegar lá ela usa qualquer caminho, seu corpo, água, enfim o que tiver pela frente. Quando se faz um aterramento, vc se protege, porque? Porque a energia não vai ter motivo para passar por qualquer outro caminho se há um caminho direto para a terra.). Voltando ao exemplo dos canos, o neutro seria o cano sem pressão, onde a água vai escoar livremente (é o que ocorre na eletricidade, a corrente vai para o neutro livremente, então se você liga o terra do chuveiro no neutro, você deu um caminho para um potencial livre, com pouca resistência, que não é tão perfeito quanto se fosse para a terra mesmo, isto vai funcionar, mas se por alguma razão, o caminho "alternativo" que você deu tiver mais resistencia que o caminho pela água e seu corpo (seja porque o fio neutro se rompeu, ou esquentou, ou ficou velho), você pode levar um grande choque!)

Wellington
Eletricista (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Eletricista - há 6 anos

Pelas normas brasileiras isto não é permitido, pois apresenta riscos. Vou tentar explicar, imagine que a energia elétrica é um fluxo d'água. Sendo assim o fluxo sai com pressão de um cano (no caso a energia vem do fio fase), logo a água vai procurar um local com menor pressão possível para descarregar, pois de você juntar um cano com pressão e o outro com pressão, você neutraliza (eletricamente falando, a corrente elétrica procura descarregar-se num local onde o potencial é menor, e a terra é o local onde há menor potencial, então toda energia tenta "fugir" para a terra, e para chegar lá ela usa qualquer caminho, seu corpo, água, enfim o que tiver pela frente. Quando se faz um aterramento, vc se protege, porque? Porque a energia não vai ter motivo para passar por qualquer outro caminho se há um caminho direto para a terra.). Voltando ao exemplo dos canos, o neutro seria o cano sem pressão, onde a água vai escoar livremente (é o que ocorre na eletricidade, a corrente vai para o neutro livremente, então se você liga o terra do chuveiro no neutro, você deu um caminho para um potencial livre, com pouca resistência, que não é tão perfeito quanto se fosse para a terra mesmo, isto vai funcionar, mas se por alguma razão, o caminho "alternativo" que você deu tiver mais resistencia que o caminho pela água e seu corpo (seja porque o fio neutro se rompeu, ou esquentou, ou ficou velho), você pode levar um grande choque!)

Start Energy Instalação e Manutenção de Equipamentos
Particular - há 6 anos

Olha meu cara no Rio de Janeiro na área da Concessionária Light já entrega o neutro a terra.

Fazer um a terramoto separado aumenta a proteção.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região